por Nereide Michel em 12/06/2023
Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba – é um sucesso de crítica e de bilheteria. Celebrando a sua 12ª edição – que acontece de 14 a 22 de junho – perfila-se entre os mais importantes eventos dedicados à Sétima Arte no Brasil. Os dados confirmam o privilégio desta conquista: até agora já exibiu mais de mil produções atraindo uma plateia de 200 mil pessoas.
Um balanço que justifica o otimismo do seu diretor Antônio Gonçalves Jr, “com a alta procura pelos ingressos, podemos perceber a boa receptividade do público para a nova edição do Olhar de Cinema. Queremos que todos possam usufruir das produções inéditas e clássicas que serão exibidas durante os 9 dias de festival, promovendo também exibições gratuitas e para todas as idades”.

” Casa de Isabel”/ Divulgação/ Olhar de Cinema
A variedade de opções da programação – para todas as faixas etárias e preferências – é, sem dúvida, ponto positivo para que Olhar de Cinema tenha sempre um “final feliz” em todas as suas realizações. Neste ano, reúne 87 produções de várias partes do mundo, incluídas em 10 mostras, apresentando filmes inéditos e revisitando clássicos do cinema. Para a abertura oficial da edição 2023 foi escolhida a produção “Casa Izabel”, do diretor paranaense Gil Baroni, que será exibida no Ópera de Arame com ingressos esgotados – uma nova exibição no Cine Passeio, quinta-feira, dia 15 de junho, será a chance para quem quer ver a película. Outras sessões também estão esgotadas, como “A Mosca”, clássico de David Cronenberg, que integra a Mostra Olhar Retrospectivo e “Gêmeos: Semelhança Mórbida”, do mesmo diretor. Também é grande a procura por ingressos para assistir “A Rainha Diaba”, de 1974, sob direção de Antonio Carlos de Fontoura, que integra a Mostra Olhares Clássicos e que terá sessão extra no Cine Passeio no mesmo dia, às 16 horas.

“Rainha Diaba” / Divulgação /Olhar de Cinema
Os ingressos custam R$7 meia-entrada e R$14 a inteira. Em parceria com o Itaú Cultural Play, diversos curtas brasileiros selecionados para o festival serão exibidos de forma online e gratuitas pela plataforma de 20 de junho a 4 de julho.
Entre as dez mostras da programação do festival ganham destaque especial Mirada Paranaense e Pequenos Olhares.
MIRADA PARANAENSE
Espaço dedicado a apresentar ao público um panorama da produção audiovisual paranaense – desde trabalhos de jovens realizadores até de profissionais experientes. As sessões ocorrem nos dias 17 de junho, às 16h; e 20 de junho, às 16h30, no Cine Passeio. Entre longas-metragens e curtas-metragens serão dez películas com temáticas diversas mas tendo como foco principal os dramas vividos ante exigências da vida atual.

“Solange”; Divulgação/ Olhar de Cinema
No seu aniversário, Solange (Cássia Damasceno) está de passagem por Curitiba para buscar as caixas que deixou na casa de amigos quando se mudou da cidade, há cinco anos. Os cineastas Nathália Tereza e Tomás Osten dominam a difícil dramaturgia do constrangimento, do mal entendido e das meias palavras, dos diálogos desconcertantes neste longa-metragem.

“Sereia”. Divulgação/ Olhar de Cinema.
“Sereia”, curta-metragem de Estevan de la Fuente conta um pouco a história de Lúcio e sua família, que vivem em um vilarejo perto do mar e convivem com a cotidiana violência psicológica do pai, Jorge. Lúcio adora sereias e no dia do seu aniversário sua mãe lhe faz uma surpresa, mas rapidamente as pequenas alegrias são colocadas em cheque.
PEQUENOS OLHARES
A mostra contempla uma plateia que através de produções selecionadas para a sua faixa etária, tomam gosto por frequentar salas de cinema. As sessões são gratuitas e os 8 curtas- metragens selecionados para Olhar de Cinema serão exibidos gratuitamente no Cine Teatro da Vila, na Cidade Industrial de Curitiba, nos dias 16 e 20 de junho.

Divulgação / Olhar de Cinema
O longa-metragem selecionado para a Mostra Pequenos Olhares é a animação brasileira de Arnaldo Galvão, “Fabulosos João e Maria”, inspirada no conto do Irmãos Grimm. A produção, que já passou por inúmeros festivais de animação e infantis pelo mundo, aposta na reflexão de ideias para serem discutidas com pais e professores. Exibição gratuita no sábado e domingo, dias 17 e 18 de junho, às 10h30, no Cine Passeio.

Divulgação / Olhar de Cinema
“Jussara” tem como protagonista uma contadora de histórias que mora em uma pequena vila, onde é querida e respeitada por todos. Até que suas histórias começam a invadir sua casa e ela precisa olhar para si pela primeira vez.
OLHAR DE CINEMA
Festival Internacional de Curitiba
De 14 a 22 de junho
Cinemas principais: Cine Passeio e Cineplex Shopping Novo Batel
Produção: Grafo Audiovisual
Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução
Apoios: Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba- e Prefeitura Municipal de Curitiba
Patrocínios: Itaú, Uninter, Peróxidos do Brasil e Sanepar
Programação completa com locais, horários, dias de cada sessão e classificação etária estão site oficial: www.olhardecinema.com.br