por Nereide Michel em 16/04/2025
Outono inaugurou o calendário. Aguardava o verão e seus atrativos encerrarem temporada para destacar as novidades que chegam com os dias mais amenos. Entre essas, restaurantes que abrem as portas e convidam para temperos e ingredientes que dão novos sabores ao roteiro gastronômico do curitibano.
Terça-feira, 1º de abril
O dinamismo do chef Dudu Sperandio é o seu cartão de visitas no concorrido mercado gastronômico de Curitiba. Enquanto inaugura novos restaurantes, abre filiais – como aconteceu recentemente com a Mercearia Avenida que, além do endereço na Ermelino de Leão, atende desde 7 de abril também no ParkshoppingBarigüi. Desafios são ingredientes de sua atividade profissional – seu expertise lhe permite que diversificados empreendimentos com a sua assinatura se estabeleçam na cidade e conquistem uma clientela fiel, como aconteceu com os celebrados Ernesto Ristorante e Funiculare Pizzaria.

Morôni França
Por isso, não surpreende a sua reinvenção do Lupita Bistrô Bar, localizado no charmoso Edifício Anita, transformando-o na Osteria Lupita, uma nova casa inspirada na tradicional culinária italiana com receitas clássicas e técnicas refinadas no preparo dos pratos.

Morôni França
A casa, que vai funcionar durante o almoço e jantar, oferece um menu completo, dividido em couvert, antipasto, entradas, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. Entre os destaques estão o Papardelle com zucca, bisque de camarão e ovas de Mujol e o Ossobuco alla milanesa, que é servido com gremolata e risoto milanês com pistilos de açafrão. Uma ampla carta de vinhos, com rótulos cuidadosamente selecionados, complementam a experiência culinária. Osteria Lupita trabalha também com a opção de menu degustação.
ONDE ESTÁ
OSTERIA LUPITA
Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 15 A), no Centro de Curitiba.
De terça a sábado, das 12h às 14h30 (almoço) e das 19h às 23h (jantar), e aos domingos, das 12h às 16h (almoço).
Quinta-feira, 17 de abril
Sob o comando do chef William Peters, que ganhou destaque nacional como um dos finalistas em 2018 do MasterChef Profissionais, da TV Band, o Saza Cozinha chega com a proposta de oferecer uma gastronomia conectada ao clima e à terra. Ao respeitar a sanzonalidade, a casa oferece um menu atrelado às estações do ano. O cardápio de estreia, por exemplo, tem como tema “Geada”, com pratos que conversam com temperaturas mais baixas e valorizam os ingredientes oriundos de produtores locais.

Divulgação
Como define Peters, ” a inspiração deste primeiro menu é o outono curitibano e as primeiras geadas, um frio seco que transforma a paisagem. As cores terrosas dominam a natureza e os sabores ganham profundidade”. As entradas, com opções “para comer com as mãos”, têm preparos como o Gyusandô, sanduíche de carne empanada com gergelim, manteiga queimada e kimchi e os Bunyols, tradicionais bolinhos espanhós preparados com bacalhau e servidos cm mel fermentado e pimenta. Entre os “crudos e tartares”, um peixe curado servido com vinagrete de campari, umeboshi e farofa de pão.
Entre os pratos principais, um roastbeef de língua, servido com molho tonnato, neve de pecorino e saladinha de salsinha, para “compartilhar e apreciar”. Outra sugestão é o ancho servido com purê de batata-doce, cebola crispy e wasabi e molho de cogumelo. Cebola roxa assada, polenta cremosa e agrião acompanham a entranha grelhada. Madalenas catalanas com sorvete de baileys, creme de avelã e chocolate são dicas para a sobremesa.

Divulgação
A inauguração da Saza Cozinha marca o retorno de William Peters a Curitiba. Aqui ele atuou no Grupo Obst, sendo o responsável direto pelo sucesso do premiado Ninna Cozinha. O chef gaúcho passou também pelo Président, na capital paulista, do chef francês Erick Jacquin e pelos estrelados espanhóis Dos Cielosem Barcelona e Diverxo, de Madrid, comandados pelo chef Dabiz Munõz.
ONDE ESTÁ
Saza Cozinha
Rua Moysés Marcondes,440, Juvevê
De terça a sexta-feira, das 19h às 23h30; aos sábados, das 12 às 15h e das 19h às 23h e aos domingos, das 12h às 16h.
Domingo, 20 de abril
No coração da Serra do Mar, o Santuário Nhundiaquara — resort ecológico de 400 hectares localizado em Morretes, a apenas 68 km de Curitiba — estreia uma nova experiência de conexão com a natureza: almoços especiais aos domingos, com um cardápio exclusivo assinado pela chef Letícia Krause, da Roman Gastronomia.

Ebraim Martini
A proposta, elaborada pela Planeta Brasil Entretenimento, é uma celebração dos sabores da Mata Atlântica – uma imersão culinária em que ingredientes nativos da floresta ganham protagonismo em pratos criativos e autorais. O menu, elaborado com o frescor da biodiversidade local, valoriza a matéria-prima da região e suas raízes.

Ebraim Martini
Clássicos da cultura paranaense, como o tradicional barreado, também integram as opções culinárias do Santuário, que objetiva promover um encontro entre o sabor da floresta e as heranças gastronômicas do litoral.
Como destaca Letícia Krause, a proposta também inclui trabalhar a sustentabilidade de forma prática. A origem da sustentabilidade está no consumo e na gestão dos produtos. “Estamos priorizando ingredientes da época e da região, como pepino, palmito, pinhão, banana e maracujá. Tudo o que a floresta nos oferece nesse momento. Queremos transformar o Santuário em um polo de formação e troca. Vamos trazer imersões gastronômicas, cursos de agrofloresta e capacitações em produção local de alimentos. Essa é a base do projeto Escola do Futuro, que pretendemos desenvolver por aqui”, conclui a chef.
Além do almoço, o Santuário oferece aos visitantes trilhas, áreas de lazer e atividades de educação ambiental, funcionando como um verdadeiro templo da biodiversidade paranaense. Situado às margens do Caminho do Itupava — trilha histórica que remonta ao século XVII — e aos pés do Pico Marumbi, é cercado pela exuberância da Mata Atlântica.
ONDE ESTÁ
SANTUÁRIO NHUNDIAQUARA
Estrada das Prainhas (km 2), Porto de Cima, Morretes. Mais informações pelo site www.santuarionhundiaquara.com.br