Coisas Novas

por Nereide Michel em 21/03/2017

O que antes era possível conhecer apenas em museus ou exposições temáticas agora está acessível não apenas para ser visto bem de perto como também ser adquirido. Com esta proposta Curitiba ganhou uma nova loja especializada em móveis que tem um importante diferencial: nela estão mobílias históricas produzidas entre as décadas de 1950 e 1980 com o reconhecido design brasileiro. Muitas peças são exclusivas e têm assinaturas  como Oscar Niemeyer, Jorge Zalszupin, Carlo Hauner e Joaquim Tenreiro. 

Não por acaso o nome da loja é Bossa – seu acervo é originário principalmente da época marcada pela efervescência da arte moderna brasileira que viu surgir Brasília e foi embalada pela Bossa Nova de João Gilberto e Cia. Comparados a obras de arte, as mobílias e objetos de design, incluídos no espaço, são apresentados no formato de exposição, com lançamentos bimestrais. Para a mostra inaugural foram selecionados um conjunto de desenhos e  peças icônicas de Niemeyer, como a  poltrona Chaise-Longue Rio, criada em 1978. Outro destaque são os mobiliários assinados pelo consagrado arquiteto e designer polonês, naturalizado brasileiro, Jorge Zalszuspin.

 A Bossa – Mobiliário Moderno Brasileiro, pertence ao grupo da Simões de Assis Galeria de Arte e SIM Galeria e funciona no mesmo complexo – dominado pela imponente “casa de pedra”, na esquina das alamedas D. Pedro II e Presidente Taunay.

Easy  Chair e banco em madeira e couro de Oscar Niemeyer.

Poltrona Presidenciável em jacarandá e linho de Jorge Jorge Zalszuspin.

 Chaise long Rio, em madeira e palha, de 1978, de Niemeyer.