Coisas Novas

por Nereide Michel em 26/05/2016

Um piscar de olhos: esse é o tempo que precisamos para analisar o apelo facial de uma pessoa, ou seja, apenas 100 milissegundos determinam se somos atraídos por um rosto. Nesse conjunto, os olhos recebem maior atenção que qualquer outra parte e oferecem importantes sinais que influenciam a afinidade durante as interações sociais. O olhar é um dos mais reveladores traços de comunicação não-verbal. O tempo que alguém sustenta o olhar pode fazer diferença em como o outro se sente em relação a essa pessoa, ou como ela é percebida. Um estudo clínico realizado pela Universidade da Califórnia, em Irvine, mostrou que pessoas com o anel limbar (área escura ao redor da íris) mais evidente são percebidas como mais atraentes.

Melhorar a aparência do olhar faz parte da história. Quem pesquisa a evolução da beleza, no decorrer dos séculos, encontra provas que egípcios e romanos usavam o Kohl – pasta formada a partir do mineral malaquita misturado a carvão e cinzas – da mesma forma como o delineador ou o lápis de olhos são utilizados hoje. Rímel, cílios postiços e até soluções mais permanentes, como tatuagem na “linha d’água” ou nas sobrancelhas, são algumas das alternativas que cumprem a tão desejada função de evidenciar o olhar.

E AS LENTES DE CONTATO?

Com a difusão das lentes de contato – movida principalmente pela praticidade – descobriu-se também que elas poderiam exercer um papel importante para destacar a beleza do olhar. As lentes de contato coloridas, por exemplo, viraram moda alguns anos atrás quando a intenção era mudar o castanho pelo verde ou ostentar o invejado tom azul. Como a alteração de cor parecia artificial comprometendo assim o que se pretendia com o seu uso – seduzir, atrair – foram descartadas como recurso estético.

Mas a opção pelo uso de lentes, além da necessidade clínica, continua em evidência transformando-as em foco de pesquisa de laboratórios. Como constata a oftalmologista Liane Touma Falci, gerente médica da Johnson & Johnson Vision Care, “os pacientes  procuram soluções confortáveis de correção visual que também realcem esteticamente o olhar, de forma natural”. Esta expectativa está originando o desenvolvimento de novas lentes de intensificação natural do olhar. A Johnson & Johnson Vision Care, por exemplo, está lançando uma lente que preenche tanto o desejo de corrigir confortavelmente a visão como de enfatizar a beleza dos olhos. O produto, 1-Day Acuvue Define, proporciona um contorno mais definido  ao anel limbar e acrescenta profundidade e brilho sem mudar a cor natural dos olhos. O segredo está no design inspirado na própria íris. 

TESTANDO…

 Sem e com lentes de intensificação natural. O realce do olhar é sutil, mas evidente, o que as torna fortes aliadas de um olhar sedutor.