por Nereide Michel em 07/11/2024
O balanço positivo do projeto cultural Abraçando o Paraná, promovido pela Cia.do Abração, pode ser mensurado pelos sorrisos e aplausos que uma plateia especial – público infantil – dirigiu espontaneamente ao elenco dos espetáculos que passaram pela sua cidade. A segunda edição da iniciativa bisou a receptividade da primeira edição ao cumprir um roteiro que incluiu cinco cidades da região sudoeste do Paraná: Reserva do Iguaçu, Chopinzinho, Coronel Vivida, Itapejara do Oeste e Pato Branco. A turnê levou aos palcos dez apresentações das divertidas “Estórias Brincantes de Muitas Mainhas” e “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”, além de promover debate para a formação de plateia e a oficina teatral para crianças, “A Arte de Brincar”.

“Estórias brincantes de muitas mainhas”. Foto: Isabelle Neri
A temporada 2024 do Abraçando o Paraná, realizada de 30 de outubro a 8 de novembro, cumpre, com aplausos, uma vez mais o seu principal objetivo: fomentar o teatro para crianças no Estado do Paraná através da circulação de espetáculos, com o intuito de ampliar o intercâmbio das pesquisas em novas dramaturgias. Além de realizar debates com público e artistas locais sobre a sua proposta, visando assim à formação de plateias. Segundo destaca Letícia Guimarães, diretora da Cia. do Abração, “o projeto almeja articular uma organização representativa deste segmento da produção teatral no Paraná e enriquecer a articulação de pensamento e produção cultural através do teatro”.
Experiência e vivência cênicas acumulam-se na existência da Cia. do Abração – são 24 anos dedicados à pesquisa e produção de espetáculos dedicados à plateia infantil, dirigindo-lhe um novo olhar e compartilhando os bons resultados do seu trabalho com o público e artistas paranaenses.
“Sentimos a necessidade de pilotar esta iniciativa, propondo este espaço de troca, mantendo uma pesquisa contínua sobre o assunto, criando um panorama da arte paranaense dirigida à criança e, também, atuando na formação de novas plateias, que estejam capacitadas a desenvolver discernimento e critérios avaliativos em relação à obra teatral”, enfatiza Letícia Guimarães.

“Histórias brincantes de muitos paizinhos”. Foto: Fernanda Chiminello
Sob direção de Letícia Guimarães, os dois espetáculos da temporada 2024 têm a concepção cênica da Cia do Abração. Sempre fundamentada nos princípios socioconstrutivistas, o intuito é propor espetáculos sob as técnicas da contação de histórias, abstração e manipulação de objetos e teatro de sombras. A pedagogia é a do amor, que encontra suas bases no processo Montessoriano. A poesia está acompanhada da abstração e manipulação de objetos do cotidiano, método que o grupo encontrou para traduzir o amor e conduzir o espectador ao universo lúdico da criança. O repertório da Cia. do Abração, consagrado pelo público, tem uma vasta trajetória, circulando por diversas cidades brasileiras.
O projeto “Abraçando o Paraná” é aprovado pela Lei Paulo Gustavo, Governo Federal e Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.