COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 29/10/2025

Pratos preparados para conquistar pelo sabor e apresentação. Receita imbatível para atrair clientes. Mas nas entrelinhas dos cardápios, que passam pelo atento crivo de proprietários e, em badalados restaurantes, têm a assinatura de celebrados chefs de cozinha, há outros ingredientes que se somam na avaliação da receptividade de um empreendimento do setor gastronômico. Estratégias definidas para conquistar e fidelizar o público-alvo baseadas, principalmente, no conceito que motivou a inauguração  de um empreendimento gastronômico.

TIO SAM NA COZINHA 

Patricia Scarpante/ Divulgação

O Halloween, evento originário dos Estados Unidos e que, pela excentricidade e alegria nele embutidas, os curitibanos incluíram no seu calendário de festejos, ocupa espaço cativo na agenda do The American Way Cafe. E não poderia ser diferente. O restaurante tem nas tradições culinárias da Terra do Tio Sam a sua especialidade – degustadas, é claro, em uma ambientação inspirada no formato de seus congêneres norte-americanos. A dupla Patrícia Scarpante, proprietária, e Camila Scarpante, chef de cozinha – o sobrenome explicita, elas são mãe e filha – são cúmplices no desafio de cumprir todos os itens que compõem a longa cartilha de estratégias focadas no cumprimento do lema “from breakfast to dinner feel at home”. O atendimento da casa inclui café da manhã, brunch, almoço, lanche da tarde e jantar, com sugestões específicas no seu menu no qual  não podem faltar panqueca, apple pie, hambúguer, hot dog, onion rings, brownie, cheesecake e muitas outras dicas com sotaque “ianque”.

Milkshake de abóbora. Divulgação

Em tempos de bruxas, a abóbora é a rainha do cardápio no The American Way. E é ela que colore e dá um gostinho especial ao famoso waffle da casa  e até no milkshake. Aliás, esta cremosa e refrescante bebida, nascida nos Estados Unidos há mais de um século, é uma das chamadas opções versáteis do restaurante: acompanha a temática de eventos, como aconteceu recentemente com o milkshake de bacon. Receita da Camila Scarpante para integrar uma semana dedicada ao crocante ingrediente, que aconteceu recentemente na cidade. Outras deliciosas opções estão disponíveis no menu como as de Menta e Chocolate, Morango, Café e Cookies.

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Corn Dog, salsicha empanada em massa feita à base de farinha de milho, é um dos lanches típicos dos norte-americanos, seja pelo seu irresistível sabor ou praticidade, ele está sempre presente em festas públicas e eventos esportivos. E também no menu do The American Way. 

Leve e macio, o waffle é uma das especialidades do The American Way, obrigatório no café da manhã ou no lanche da tarde. Servido com calda de morango, chocolate meio amargo, manteiga ou de maple syrup (100% importado do Canadá). A dica para celebrar o Halloween tem a abóbora como complemento. 

 CRIANÇAS COMO PÚBLICO-ALVO

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A extensa programação do Quintal Brincante Gastronomia para comemorar o mês das crianças tem no Halloween o desfecho mais apropriado para atender expectativas do seu público-alvo. Festejar com os pequenos a festa das bruxas e das abóboras, embalada com muito riso provocado pelo susto brincalhão, é uma das muitas ações que o restaurante prepara no decorrer do ano para confirmar a proposta com a qual foi projetado: cativar um cliente muito especial. Compromisso assumido pelo casal Diogo e Bárbara Cauneto, quando  inauguraram o empreendimento em 2022. Cada detalhe foi minuciosamente planejado para que o Quintal Brincante fizesse jus ao nome. E os pais não reclamam de estar em segundo plano, muito pelo contrário.

Quintal Brincante, Boa Vista

A receptividade do primeiro espaço, inaugurado no Boa Vista, originou dois outros, no Ahú e Boqueirão. Em todos, não foram economizados metros quadrados para atrair a criançada e deixá-la à vontade para curtir brinquedos, construídos “à moda antiga”, hortas e até animais – cada estabelecimento tem os seus atrativos dentro da ideia original que pautou o empreendimento. Como Diogo Cauneto esclarece, “restaurantes disponibilizam espaços kids, mas resolvemos ir mais além, deixar de lado os padronizados brinquedos de plástico para oferecer a experiência de se viver momentos em contato com a natureza, um encontro, muitas vezes, com o desconhecido para quem mora em apartamento e grudado nas telinhas do celular.”

O projeto deu tão certo que, conforme destaca Diogo Cauneto, cada um dos Quintal Brincante, com opções diferenciadas mas sempre enfatizando o objetivo principal, funcionam como exemplos de franquias, que podem atrair interessados no seu modelo de negócio. O do Boqueirão, por exemplo, está sendo comandado pelos franqueados Fernando Hishida e Luana Stiegler, que sempre sonharam para a filha uma infância conectada com a natureza. Sonho realizado.

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E os adultos? Eles não precisam ter pressa: podem desfrutar de horas tranquilas no Quintal Brincante, sem se preocuparem com as crianças, que ficam sob cuidados de profissionais habilitadas para lhes dar atendimento. Além disso, os pais que precisam dar continuidades às atividades profissionais contam com um espaço reservado para atender essa demanda. Um  cardápio diversificado, que inclui pratos de inspiração regionalista, buffet, menu executivo e a tradicional feijoada aos sábados –  também oferecida na versão infantil -,  atrai os mais diversos gostos e preferências. O agradável ambiente dos restaurantes, aliás. é um chamariz para quem trabalha na região de cada um dos estabelecimentos. No cardápio, sugestões com preços acessíveis e pratos bem servidos para o almoço – o do Dia, sai por apenas R$33. Adultos são o público preferencial nos dias da semana enquanto as famílias são predominantes nos finais de semana. Por que será?

O CASUAL NA SOFISTICAÇÃO

Jun Sakamoto / Where Curitiba

Não por acaso, o chef Jun Sakamoto acrescentou Casual ao nome do seu restaurante inaugurado em Curitiba há quase um ano. Dono de um restaurante em Pinheiros, São Paulo, que ostenta uma estrela no Guia Michelin, pensou nessa estratégia para trazer uma proposta mais descontraída ao endereço da capital paranaense. A casa mantém a qualidade e o rigor nos processos de elaboração dos mais tradicionais pratos japoneses, como sushis e  teishokus, enquanto o atendimento da casa busca atrair clientes que costumam circular por shoppings mas ainda não têm familiaridade com a culinária do Sol Nascente.

Mignon Niniku Gohan / Foto Guto Souza

Ampliar o público, portanto, está entre os objetivos do chef para o Jun Sakamoto Casual. Uma de suas mais recentes iniciativas neste sentido foi o lançamento de um menu executivo, disponível no almoço de segunda a quinta. Aliando tradição e sofisticação, os pratos oferecem uma refeição completa por R$69. A começar por uma salada leve e refrescante. Uma das sugestões do cardápio é o teishoku Mignon Niniku Gohan – cubos de mignon Angus grelhados, finalizados com molho de alho (Niniku) e servidos em rechaud para preservar o aroma e o sabor. Acompanha a opção, gohan, missoshiru e ovo perfeito. Para finalizar, flan de baunilha com calda de caramelo, como sobremesa. 

Lançamentos também são uma boa estratégia para surpreender os frequentadores de um restaurante ou atrair novos clientes. Jun Sakamoto, aproveitando o primeiro aniversário do seu endereço curitibano, está com novidades no cardápio. Como destaca Lucas Oliveira, diretor de operações da marca, “mesmo com a proposta mais casual, descontraída e acessível da casa, tivemos várias solicitações para que nossos sushis mais nobres, como de enguia e vieiras, que já estavam na opção a la carte, estivessem nos combinados. Então atendemos os pedidos e fomos além: começamos a trabalhar também com o bluefin, o atum mais saboroso do mercado”.

Combinado Especial Itininmai / Foto Lucas Oliveira

O Combinado Especial Itininmai (R$ 459), uma das novidades, foi criado para proporcionar uma experiência única, reunindo alguns dos cortes mais nobres da culinária japonesa. Nele, sashimis de bluefin, vieira, enguia, salmão e peixe branco dividem espaço com sushis delicadamente preparados de vieira, camarão, atum, bluefin, salmão e enguia – este último, um clássico do chef Jun. Para completar, um gunkan de ikurá (ovas de salmão), que adiciona textura e intensidade ao conjunto. 

Combinados com diversas opções, que vão de R$ 215 (o misto, de salmão ou de atum 23 peças) até R$ 1.339 (sushis e sashimis exclusivos de bluefin); entradas começando por R$ 29 (Harumaki de queijo); menu executivo a partir de R$ 69 (Ninniku Filé). Com esta receita de estratégia o Jun Sakamoto Casual atende diferentes perfis de clientes e preferências culinárias.

ONDE ESTÃO

THE AMERICAN WAY CAFE

Rua Gonçalves Dias, 151, Batel

De segunda a sexta das 12h às 22h, sábado das 10h às 22h e domingo das 10h às 20h

QUINTAL BRINCANTE GASTRONOMIA

Boa Vista: rua Leão Sallum,1316. De terça a sábado: das 11h30 às 20h. Domingo: 11h às 18h

Ahú: rua Francisco Scremin, 290. De segunda a sábado: das 11h às 20h. Domingo: 11h às 18h

Boqueirão: rua Paulo Setúbal, 3014. De terça a sábado das 11h às 22h. Domingo: 11h às 18h

JUN SAKAMOTO CASUAL

ParkShopping Barigüi, Piso L3,  309 – Expansão.

De segunda a quinta: das 12h às 15h. Das 18h às 22h. De sexta a domingo: das 12h às 15h.  Das 18h às 23h