Conecte-se

por Nereide Michel em 18/11/2019

Joiarte, Movimento de Joias Contemporâneas, contabiliza saldo positivo. O evento chega à sua 6ª edição com a participação de vinte e dois expositores, o que atesta a sua receptividade junto aos designers autorais e, principalmente, entre o público – cresce a cada temporada o número de consumidores que valorizam o trabalho de peças que resultam da criatividade e inovação. Produtos que também são gerados seguindo os preceitos de sustentabilidade e responsabilidade social.

O Joiarte acontece de 21 a 23 de novembro e volta à galeria do Design Center, no Batel – onde aconteceu sua última edição, considerada como cenário ideal para expor peças que impactam pela beleza e pela ousadia de formas e materiais utilizados – tecidos, madeira, mosaico, conchas, porcelana, cerâmica estão entre as originais opções para desenvolver anéis, colares, pulseiras e brincos com o toque da exclusividade. Joias que surpreendem!

Entre os participantes estão Poesy Bijoux, Rodrigo Alarcón, Tatiana Gravina, Cecília Ghilardi,  Sharoni Aizental, Martti, Renata Romanó, Luciá Consalter, Colares Flor de Pano, Sig Roeder, Aurea Design Lab, LiMerxi Art, VLuxo, Ellen Piragine, Sassi Design, Helosilvia, Katheriny Mendes, Mel Bandeira, Ocléris Muzzilo, Steli Fries e Maria Ravazzani. O designer carioca de joias masculinas, Marcelo Novaes, é uma das novidades deste evento.

O Joiarte surgiu de uma iniciativa da designer de joias Tatiana Gravina – uma proposta que teve rápida e ampla adesão comprovando que Curitiba tem vocação para a moda autoral.

PARTICIPANTES

AUREA LAB DESIGN

A designer Calla Morais busca através do seu estúdio ressignificar o uso da porcelana na moda. Suas coleções exploram ao máximo a plasticidade e delicadeza do material. O trabalho com a porcelana modelada à  mão evidencia assimetrias e irregularidades nas peças: a beleza também está nas falhas e rachaduras.

@callamorais @aureadesignlab

 

CECILIA GHILARDI

As criações de Cecilia Ghilardi transpassam gerações por que eternizam momentos e encontros. Ela faz uso de materiais nobres como ouro, diamantes e pedras preciosas. Para compor peças únicas, emprega diversos tons de ouro como rosé, amarelo, branco, negro e envelhecido, além de acabamentos como polido, fosco e rústico.

@ceciliaghilardijoalheria

COLARES FLOR DE PANO

Seda, linho, algodão, couro e outros tecidos que seriam descartados transformam-se em joias têxteis. O conceito de sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente estão presentes em cada acessório da marca da artista plástica Ana Paula Panhoni e da jornalista Rosani Galvan Peceguini. Produção totalmente artesanal. Além de tecidos, são utilizados cristais, pérolas e sementes para arrematar as peças.

 @colares.flordepano.

ELLEN  PIRAGINE

Ellen Piragine cria peças únicas a partir de madeiras nobres do descarte na grande metrópole e das podas de árvores de Curitiba. Enquadrada na tendência de conexão com a natureza, a designer instala a madeira  no mundo luxuoso das joias.

@ellenpiragine_joiascommadeira 

HELOSILVIA

Helô é artista mosaicista  e Silvia arquiteta e urbanista São amigas e decidiram buscar no mosaico inspiração para a criação de delicadas joias. Uma marca exclusiva que resulta de um trabalho minucioso e manual.

 @helosilvia.joias

KATHERINY MENDES

Arquiteta e artista visual, Katheriny Mendes possui trabalhos que fluem em uma diversidade de expressões como pintura, escultura e gravura. Suas joias são performáticas – apresentam o conceito de arte vestível e o diálogo entre o design e a arte. Peças em porcelana, prata e aço, moldadas e pintadas à mão, revelam uma estética gráfica que ressignifica o corpo como parte da obra.

 @joiasperformaticas / www.joiasperformaticas.com.br

LIMERXI ART

O objetivo de Lisiani Serea é promover a arte contemporânea através da joalheria autoral. A pintura está presente nas telas e cerâmicas da artista e também na joalheira. Nela ela explora o potencial criativo através de um mix de técnicas que resultam em peças exclusivas em cerâmica fria, pedras, prata e conchas. 

 @limerxi_art

LUCIÁ CONSALTER

A prata e o cobre aguçam o desejo de inovar. Fios disformes e retorcidos vão se acumulando esperando um olhar mais atento para serem transformados em anéis, pulseiras e brincos. Chapas, pérolas e pedras também estão na mira da designer Luciá Consalter para desenvolver peças que enfeitam mas também agregam arte ao corpo.

 @luciaconsalter

 

MARCELO NOVAES

As inspirações da marca são variadas: viagens, arquitetura minimalista, movimentos artísticos e a simplicidade atemporal encontrada na natureza. Com processo de criação que associa desenho a mão livre, tecnologia de impressão 3D e acabamento artesanal da alta joalheira, o designer  foca no design híbrido que reúne o melhor de vários mundos.

MARIA RAVAZZANI

Maria Ravazzani é arte-educadora, pesquisadora, fotógrafa e ceramista. Suas peças são modeladas uma a uma e trazem diferentes técnicas, cores e acabamentos. Carregam a assinatura da designer o uso dos tons dourado e acobreado acetinados. Peças versáteis e atemporais.

 @mariaravazzaniceramica

 

MARTTI  CERÂMICA

Arquiteta, MarciaCampetti se interessou por cerâmica a partir do contato com o design e as artes. Sem uso de moldes prontos, as formas são projetadas e confeccionadas manualmente e o processo de secagem e queima dá o arremate às peças. Os metais que estruturam as peças são compostos de ródio negro e ouro 18 quilates. O metalizado vem do revestimento de vidrados e óxidos em altas temperaturas.

 @martti.ceramica / martticeramica.lojavirtualnuvem.com.br

MEL BANDEIRA

Peças delicadas, cheias de sutilezas e com uma forte simbologia feminista. É assim a joia autoral de Mel Bandeira. A inspiração vem das civilizações antigas, da mitologia e da observação da mulher e seus diversos papéis. O design é minimalista mas com um toque de sofisticação. A proposta é que cada peça se transforme em um amuleto.

@mel.bandeira / www.melbandeira.com

OCLÉRIS MUZILLI

Autora do livro “Cerâmica sem Segredos”, Ocléris Muzillo é artista plástica e ceramista. Modela cada peça valorizando detalhes únicos, dentro de uma estética contemporânea. A união da cerâmica com a prata e o cobre conferem originalidade, cores e exclusividade às peças.

 @ocleris_muzzillo / www.joiaceramica.com.br

POESY – LE PETIT BIJOUX

Poesy Bijoux tem idealização compartilhada entre as irmãs Estela e Heloisa, que se propuseram a desenvolver peças com design minimalista e poético. As joias são desenhadas, enviadas para a fundição e montadas uma a uma. Aos metais são adicionados linhas, miçangas, fitas e outros materiais remanescentes do ateliê. Os acessórios recebem banho de ouro, ouro rosé e ródio.

 www.poesybijoux.com.br /  @poesybijoux

RENATA ROMANÓ

Formada em design na Itália, Renata Romanó trabalhou na Secretaria de Moda de Firenze. Começou produzindo peças em ladrilhos e couro, migrando para a joalheria artesanal após fazer curso de ourives. Suas criações atuais utilizam ouro, prata e pedras naturais.

 @renataromanojoias

RODRIGO ALARCÓN

O designer Rodrigo Alarcón representa o conceito de ateliê com produção original e atemporal. Atividade que já completou 38 anos na qual conta com a parceria do irmão Marcelo. Suas peças comprovam que é possível transformar materiais como ossos, chifres, madeira de demolição e moedas em joias quando associados à prata, ouro e diamantes.

 @rodrigoalarcon

@marceloalarcon

SASSI DESIGN

Flores são onipresentes nas joias de Paula Dalberto. Segundo seu conceito, elas são eternizadas em peças confeccionadas manualmente – da coleta à inserção na resina. Pingentes, brincos, anéis e pulseiras se destacam pela originalidade. Uma exclusividade que lhe valeu uma premiação no evento Lab Moda, durante o Desafio Moda Autoral Pátio Batel/2019.

 @sassi_design / www.sassidesign.com.br

SHARONI AIZENTAL

A designer Sharoni Aizental aprendeu os fundamentos da joalheira em família – Aizental Joias faz parte do ideário curitibano. Suas criações seguem uma linha contemporânea minimalista. As peças mesclam diferentes texturas e formas geométricas, criando contrastes limpos e harmoniosos.

@sharoni_aizental

SIG ROEDER

Joias autorais em prata com pedras naturais, sintéticas e nó de pinho caracterizam o trabalho de Sig Roeder. São anéis, brincos, pingentes e colares com design atemporal que seguem formas geométricas e orgânicas. Complementos perfeitos para looks elegantes e sofisticados.

sigroederjoias.com.br / @sigroederjoias / www.sigroederjoias.com.br

STELI FRIES

As joias de Steli Fries são produzidas em séries limitadas para valorizar a produção artesanal que permite explorar materiais inusitados e dar vida às mais diferentes formas. Nas peças uma interessante mistura de técnicas que unem pedras brutas a outros materiais clássicos da joalheria. A inspiração vem da arte e da natureza, daí a presença também de fósseis, conchas e cerâmicas no seu trabalho.

 @stelifriesjoias / www.stelifires.com.br

 

TATIANA GRAVINA

Tatiana Gravina expressa sua criatividade através de formas, texturas e volumes em peças confeccionadas à mão. Os principais materiais são a cerâmica plástica e a prata, que se desdobram em colares, braceletes, anéis e brincos com acabamentos distintos e com toque de sofisticação.

 www.tatianagravina.com.br / @tatiana_gravina

 

VLUXO CONCEPT DESIGN

Chris Arcega embute emoção e solidariedade em suas peças. Elas são confeccionadas em parceria com mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social, que podem, desta maneira, receber uma capacitação profissional que lhes permite independência financeira, autonomia e reconhecimento pelo seu trabalho. A VLuxo se propõe a destacar uma nova forma de ver o luxo – compartilhar conhecimentos dando oportunidade de crescimento e evolução a quem divide com ela os seus talentos.

 @v.luxo / www.vlyxo.com.br

AÇÃO SOCIAL

O Joiarte volta a apoiar à Associação Amigas da Mama com uma ação criativa e valiosa. Por ser a edição de fim de ano, todos os designers foram convocados a produzir um berloque simbolizando proteção e prosperidade para uma pulseira de prata maciça que será sorteada ao final dos três dias do evento entre os que adquirirem cupons no guichê da Associação Amigas da Mama. A renda será revertida à entidade. A pulseira é o elemento principal de toda a identidade visual desta edição.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

 Na sexta-feira, dia 22 de novembro, às 17h, talk com as  consultoras de moda e estilo Dani Amorim, Karla Giacomet e Paula Piai com o tema “Acessórios no ambiente de trabalho: fazem alguma diferença?”

No sábado, dia 23 de novembro, às 17h, as consultoras Janaína Bilibio, Katia Taras e a personal organizer Carol Costa falam sobre “Acessórios e Cores + Como organizar suas joias”.

+ INFOS

Joiarte – 6.a edição

21, 22 e 23 de novembro

Design Center, Avenida do Batel, 1750

Entrada gratuita

Estacionamento facilitado no local

Horário: das 10 às 19 horas 

Aceita cartões

@joiarteCuritiba

fb.me/joiartecuritiba