Conecte-se

por Nereide Michel em 14/11/2019

MARIA HELENA SAPAROLLI

Após um período na China, Maria Helena Saparolli inspirou-se para as obras que estão em exposição no edifício Almáa Cabral, da Construtora e Incorporadora Laguna. A artista plástica fez residência artística naquele país, quando anotou suas emoções e impressões. Ao retornar ao Brasil passou esta sua experiência para o seu processo cerâmico – a série Universos Mínimos –  e também para pinturas.

Com 30 anos de atuação, a artista plástica curitibana Maria Helena Saparolli projetou-se como “uma das mais originais ceramistas da década de 1990”, segundo definiu Adalice Araújo em seu antológico Dicionário das Artes Plásticas no Paraná. Ao lado de Elvo Benito Damo, ela executou os painéis em azulejos do Museu Oscar Niemeyer, entre eles a “Bailarina do Olho”.

ONDE E QUANDO

Exposição Maria Helena Saparolli

Estande de venda e decorado do Almáa Cabral, da Construtora e Incorporadora Laguna

Avenida Nossa Senhora da Luz, 636

Horário de visitação: todos os dias, das 9h30 às 18h30

Até 19 de fevereiro

“BLACK AND WHITE”, LUIZ VERDASCA

As paredes do Rock the Casbah se transformam em galeria para expor os trabalhos de Luiz Verdasca, que compõem a série “Black and White” – desenhos contemporâneos monocromáticos de retratos e natureza-morta. Luiz Verdasca produz obras realistas com um toque expressionista por meio da “alla prima”, quando a tinta é aplicada diretamente na base escolhida com uma única aplicação de pigmento, sem correções ou retoque por parte do artista.

  Formado em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e com exposições no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Luiz Verdasca utiliza a tecnologia em seus trabalhos a exemplo de David Hockney, pintor, cenógrafo, fotógrafo e gravador britânico, que usa o ipad como paleta para esboços, desenhos e colagens.

A curadoria  de “Black and White” é de Jhon Voese, da coordenação e produção cultural do Museu Oscar Niemeyer.

ONDE E QUANDO

Exposição “Black and White”, de Luiz Verdasca

Local:  Rock the Casbah, Rua Inácio Lustosa, 560, Centro, Curitiba

Visitação: até 19 de janeiro de 2020

Mais informações: (041) 3015-0884

 

 

“29 ANOS DE ARTES VISUAIS”, LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO

Série Borboletas La Mariposa del Amor en Colores”

Sinuoso e envolvente definem o estilo pictórico de Luiz Arthur Montes Ribeiro, um artista que transita também por outras artes como a literatura, desenho, pintura, escultura e até a gastronomia. Todas convergem como inspiradoras dos seus trabalhos. “O processo criativo é algo fabuloso. Na nossa mente, o espectro é algo que não tem fim, o desafio é transportar as cores que enxergamos para as telas”, revela Montes Ribeiro. Para ele, a literatura e as artes visuais têm uma relação intrínseca. “Meu processo criativo parte da escrita, primeiro vem o poema, depois o desenho, então a pintura em acrílico, o nanquim e a escultura”, conta o artista, que já tem 9 livros publicados.

A exposição “29 Anos de Artes Visuais” reúne a produção de Montes Ribeiro desde 1990, quando iniciou sua produção profissional, até o momento. São 60 obras de 6 séries produzidas pelo artista neste período, todas disponíveis para comercialização: Borboletas, Araucárias, Jardins Imaginários da Minha Solidão, Arvoredos, Peixes e Flores. Entre elas, duas telas novas da série Borboletas e uma da série Araucárias.

ONDE ESTÁ

Exposição “20 anos de Artes Visuais, Luiz Arthur Montes Ribeiro

Galeria de Arte LAMR., adjunto ao Instituto Montes Ribeiro.

Avenida Vicente Machado, 160, 4º andar, cj. 43, Centro,  Edifício Neudes Calixto

Visitação: até 28 de fevereiro de 2020, às quintas e sextas-feiras, das 14 às 20h.

Com agendamento prévio pelo celular   (41) 99920-7349 ou e-mail

galeriadearte@luizarthur.com.br

“TRANSPASSAR”, APAP/PR

Obra Noeli Tarachuka

A exposição “Transpassar” é uma parceria entre a  Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR –  com a Bienal de Curitiba. São obras de 18 artistas com diferentes estilos artísticos em um movimento que propõe um amplo diálogo sobre a temática do evento, que tem mostras e instalações espalhadas por diversos espaços culturais de Curitiba. Com curadoria de Sabine Feres, participam com trabalhos os artistas Assis Portes, Elisiane Correa Wenger, Fernando Rosa, Giovana Correia, Giovana Hultmann, Jabim Nunes, Katia Velo, Ligia Barros, Marinice Costa, Meg Gerhardt, Noeli Tarachuka, Osmar Carboni, Regina Hornung, Rettamozo, Rosa de Marchi, Sandra Hiromoto, Sandra Köche e Teca Sandrini. 

Teca Sandrini

  A exposição “Transpassar” busca uma representatividade única, apesar das características e linguagem de cada um. Fazendo uma analogia com a nossa sociedade, as diferentes regiões, estados e nações, unidos. formam um só povo. “O termo transpassar usado como título da exposição demonstra que o diferente não deve nos afastar, a união acrescenta, eleva, expande, ultrapassa, transpassa, transborda fronteiras, credos, medos, preconceitos. A Arte tem o poder de unir, mudar e transmutar. A Arte é a forma de transformarmos os sentimentos e emoções em algo visível e representativo”, destaca Sabine Feres.

ONDE ESTÁ

Exposição “Transpassar”

Sede da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, salas Osmar Chromiec e Poty Lazzarotto.

 Avenida Jaime Reis, 107,São Francisco, Curitiba.

Até 1º de março de 2020

Visitação: 14h às 17h (2° a 6ª feira) e 11h às 13h (domingo)

COLEÇÃO BOURBON GUIDO VIARO

Cultura e arte fazem parte da ambientação do Bourbon Curitiba Convention Hotel. O Tom Espaço Gastronômico recebeu este nome para homenagear um dos mais importantes nomes da música brasileira – Tom Jobim –  e traz em suas paredes letras de suas composições. A arte também está presente em obras pictóricas, que podem ser contempladas por hóspedes e visitantes.  O maior acervo é o da Coleção Bourbon Guido Viaro exposta no foyer do primeiro andar, entre a sala de eventos e o restaurante. São mais de 15 quadros do artista que retratou a natureza paranaense e analisou, em suas pinturas, o aspecto social em cenas da vida urbana e rural, além de abordar temas religiosos.

ONDE ESTÁ

Coleção Bourbon Guido Viaro

 Bourbon Curitiba Convention Hotel 

Rua Cândido Lopes, 102, Centro

MARIANA CANET NA REDE DEVILLE

Trabalhos da artista-fotógrafa Mariana Cenet valorizam espaços das unidades do Deville Hotéis complementando a proposta da rede de destacar a cultura regional em sua ambientação. As fotografias de Mariana Canet são fortemente baseadas na natureza e estão divididas em três grandes séries:  Reflexos (que traz a água e a luz refletidas nela como elemento principal), Abstrato (onde a artista-fotógrafa questiona a manipulação da matéria pelo homem) e Natureza (um registro pictórico das formas encontradas na natureza) . Para ela, a fotografia vista como arte é uma janela para a liberdade.

Segundo análise do professor Fernando A.F. Bini, curador da última exposição da Mariana Canet para Bienal de Curitiba 2019, a artista-fotógrafa “nos ensina a ver o detalhe banal, comum e belo que está a nossa volta. Em todas as fotos é evidente o sentido pictórico quando Mariana trabalha com a cor, sólida ou fluida, explorando os efeitos cromáticos”.