Linkultura

por Nereide Michel em 14/08/2015

Margit Leisner, que dinamiza a Farol Galeria de Arte e Ação, e o escultor Juan Parada viraram cúmplices para oferecer uma experiência diferenciada ao público: um “túnel de transições”. O artista plástico concebeu especialmente para o espaço da galeria – localizada na simpática e charmosa Bicicletaria da Presidente Faria – a instalação ARCO VIVO. Composta por uma centena e meia de módulos ovais de cerâmica terracota com plantas, suspensos no ar por fios de nylon, ela forma uma espécie de túnel em forma de arco. A proposta é criar uma intersecção entre a funcionalidade do design e a especificidade da arte, ativando todo o espaço expositivo para que o espectador experimente a escala e circule o trabalho, criando um ambiente que é  ao mesmo tempo artificial e natural, pois o crescimento das plantas vai estabelecer formas e caminhos.

 

O caráter múltiplo da pesquisa de Juan Parada é resultado do cruzamento de diversos campos, como o do design, da botânica e da arquitetura. Seus trabalhos não se encerram em si, estabelecem relações  e transbordam para o mundo, sugerindo processualidade, impermanência e instabilidade, sempre buscando situações paradoxais em sua própria linguagem.

CÚMPLICES

 Margit Leisner fundou a Farol Galeria de Arte e Ação, em 2014, e já realizou no espaço três impactantes exposições: a coletiva “O Óbvio Improvável”, reunindo trabalhos de Gabriele Gomes, Cleverson L. Salvaro, Maikel da Maia, Jose Roberto da Silva e Janete Anderman e as individuais dos artistas Samuel Dickow e Rimon Guimarães.

Juan Parada é formado em Escultura pela  Escola de Música e Belas Artes do Paraná e expõe seus trabalhos desde 1997. Dedica-se a instalações, esculturas, intervenções urbanas e inserções espaciais. Já participou de exposições coletivas e mostras em Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília, além de capitais internacionais, como Bangkok, Tailândia e Kuala Lumpur, Malásia.

 ONDE ESTÁ

Exposição “Túnel de Transições de Juan Parada”, na Farol Galeria de Arte e Ação, rua Presidente Faria, 226, subsolo.

Abertura: dia 15/8 às 16h

Visitação: de terça a sexta das 14h às 19h