por Nereide Michel em 19/06/2024
Curitiba tem um encontro marcado com a “Casa Izabel” neste final de semana, 22 e 23 de junho. Uma oportunidade para adentrar nos bastidores da Sétima Arte para descobrir o fazer cinematográfico e até se capacitar para uma futura atividade profissional nessa área.
O longa-metragem “Casa Izabel”, depois de uma trajetória bem-sucedida por festivais e mostras de cinema nacionais e internacionais, está chegando às telas brasileiras e os seus produtores optaram por marcar a estreia com a realização de uma oficina de roteiro, com Luiz Bertazzo, e uma roda de conversas com o público de cidades do Paraná, estado onde o filme foi rodado.
PROGRAMAÇÃO
“A Produção de Roteiro com Narrativas LGBTQIA+” é o tema da oficina que vai acontecer no sábado e domingo, em dois encontros, das 14h às 17h, no Cine Passeio, no Centro de Curitiba. O curso, gratuito, teve grande procura e as inscrições se esgotaram em poucas horas. Atendendo a pedidos, uma nova oficina será anunciada em breve.
Roteirista de filmes como “Alice Junior”, “Casa Izabel” e “Alice Junior 2: Férias de Verão”, Luiz Bertazzo destaca no curso a importância de dar voz às suas próprias histórias para gerar uma ligação direta entre o espectador e a obra cinematográfica. A oficina abordará a história e a evolução das narrativas LGBTQIA+ no cinema e na televisão, fatores que impactam na construção de personagens, elementos e subtramas, além de um estudo de caso baseado no filme “Alice Júnior”.
Atualmente residindo em São Paulo, Bertazzo, que é também ator, esteve no elenco das séries “Irmandade” (Netflix), “Betinho: No Fio da Navalha” (GloboPlay) e “Notícias Populares” (Canal Brasil)”.
Já Maringá recebe uma roda de conversas, no espaço cultural A Toca, que vai girar em torno da “Cultura em Debate”, com a participação dos profissionais de produção cultural e cinematográfica Thayse Fernandes, Rachel Coelho e Alan Gaitarosso, com mediação de Alanis Okuzono. Serão dois encontros com entrada gratuita, que acontecem na sexta-feira, dia 21, às 19h30 e sábado, 22, às 15 horas, com a proposta de enfatizar a importância do cinema no panorama cultural e econômico de cidades onde filmes são realizados. Entre os temas a serem abordados estão produção cinematográfica, gestão cultural, administração de espaços culturais, captação de recursos, leis de fomento e acessibilidade cultural. Em seguida, na sexta-feira, será exibido o filme “Casa Izabel”.
A oficina de roteiro e as palestras de produção fazem parte da contrapartida social do projeto de distribuição de “Casa Izabel”, aprovado pela Lei Paulo Gustavo.
O FILME
“Casa Izabel”, com direção de Gil Baroni, foi viabilizado através do Fundo Setorial do Audiovisual (Ancine/BRDE), e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba / Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio da Ebanx. É uma produção da Beija Flor Filmes, com coprodução da Duplo Produções, distribuição da Moro Filmes e Olhar Filmes, e apoio do Projeto Paradiso. No elenco estão nomes como Luís Melo, Laura Haddad e Jorge Neto. O enredo foca um episódio ambientado nos anos 70, em meio à ditadura militar no Brasil, em que uma isolada Casa Grande, erigida por uma elite escravocrata, torna-se retiro de homens crossdressers, cujo cotidiano fantasioso e glamouroso é interrompido pelo sistema vigente na época que se infiltra na casa.