Linkultura

por Nereide Michel em 28/11/2018

Reunir-se à mesa para uma refeição é compartilhar não apenas de um almoço ou jantar, mas, principalmente, trata-se de um estreitamento de laços de amizade e afeto. É hora de lembrar momentos agradáveis, trocar ideias e atualizar as novidades da família ou dos amigos.

Para alguns povos é quase um ritual quando o sabor dos alimentos é temperado com confraternização. A satisfação em receber encontra eco na alegria dos convidados. Uma definição personificada, por exemplo, entre os árabes, cuja farta e deliciosa culinária é sinônimo de generosidade e acolhimento.

Esta tradição está nas entrelinhas do recém-lançado “Tfádalo – A arte da culinária árabe”,  livro organizado pelo Conselho de Senhoras da Saben – Associação Árabe de Beneficência do Paraná, um legado cultural dividido entre os brasileiros. Nas suas páginas estão 168 receitas de famílias de origem árabe que vivem em Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Paranaguá e Ponta Grossa. São pratos testados e provados há anos por imigrantes e seus descendentes de primeira, segunda e terceira gerações. Mais do que modo de preparo e informações nutricionais, as autoras revelam segredos de cozinha, que vão desde sugestões para acompanhamentos até possibilidades de substituição de ingredientes.

Para que esta experiência única e verdadeira com a cultura árabe chegasse ao público foram necessários mais de dois anos de intenso trabalho e dedicação. “Como são receitas passadas de geração em geração, dentro das cozinhas das famílias árabes brasileiras, a maioria era preparada ‘a olho’ e muitas não estavam escritas. Para se ter uma ideia, algumas foram entregues às organizadoras por áudio; outras, manuscritas”, explica Rached Hajar Traya, presidente da Saben.

 

As receitas trazem nome em português, escrita e pronúncia em árabe, nome de sua autora, número de pessoas que servem ou o rendimento, tempo de preparo, grau de dificuldade, informações nutricionais, dicas e curiosidades. A consultoria nutricional é de Luciane Rinaldi Meyer e as fotos assinadas por Marianne Elizabeth Gerken Mousfi. 

ONDE ENCONTRAR

 “Tfádalo – A arte da culinária árabe”pode ser adquirido através do site www.saben.org.br  A renda obtida com a venda do livro será revertida para obras assistenciais e sociais.

 

 

 

 

404 Not Found

Not Found

The requested document was not found on this server.


Web Server at vps456091.ovh.net