COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 17/12/2025

No balanço de lançamentos curitibanos que marcaram 2025, a Bodega Constantini ganha holofotes ao apresentar para o exigente mercado de vinhos finos, dois rótulos que engarrafam não apenas a excelência de bebidas diferenciadas pelos seus blends. Neles também estão doses de ousadia e persistência de um viticultor que não hesitou em incluir na sua linha de produção a uva Bonarda. Variedade de origem francesa, conhecida como Douce Noire, ela encontrou no solo paranaense de  Porto Amazonas condições ideais ao seu plantio. Uma possibilidade que poucos experts do segmento acreditavam ser possível. A Bodega Constantini cultiva a Bonarda em um vinhedo coberto a 875 metros de altitude, um sistema que garante maior controle sobre o microclima e favorece o desenvolvimento equilibrado das uvas. O resultado são vinhos de forte identidade, que somam terroir, técnica e história familiar.

Divulgação

O início da primavera 2025 assinalou a chegada do vinho rosé Flor de Angaco, elaborado em edição limitada e rapidamente absorvida pelos conaisseurs. Um sucesso que torna previsível a receptividade do lançamento na primeira quinzena de dezembro – temporada das festas de final de ano e início do verão – de um novo rótulo. O espumante rosé Flor de Angaco, como o vinho, destaca-se por ser uma interpretação contemporânea da Bonarda, mas, neste caso, elevada pela segunda fermentação em garrafa – método tradicional champenoise que confere borbulhas finas, textura cremosa e maior complexidade aromática.

Para Alessandro Costantini, diretor da Bodega Constantini, o novo espumante rosé representa a continuidade de um projeto que valoriza a Bonarda e seu potencial no Brasil, sempre com produções pequenas e muito cuidado nos detalhes. A produção ultralimitada da vinícola paranaense não passada de 630 garrafas.

Divulgação

Em taça, o espumante rosé Flor de Angaco apresenta tonalidade delicada, aromas suaves de frutas vermelhas e notas florais. No paladar, revela acidez equilibrada e refrescante, ideal para acompanhar pratos leves, saladas, frutos do mar e sobremesas delicadas. Versátil, pode ser servido a qualquer hora do dia — do brinde de boas-vindas à sobremesa, do café da manhã à ceia. A sua apresentação é elegante, minimalista e moderna: em uma garrafa e rótulo transparentes, que permite apreciar a cor natural da bebida, valorizando a sua leveza visual e caráter estival.