Linkultura

por Nereide Michel em 13/07/2017

 Trabalhos de dois importantes nomes da arte paranaense estão no Pátio Batel sensibilizando olhares com as suas criações. José Antonio de Lima, pintor, e Guilherme Pupo, fotógrafo, expõem trabalhos nas galerias do shopping.

 José Antonio de Lima reuniu na galeria de arte Zuleika Bisacchi obras inéditas sob a temática “Nexos-Desconexos”, produzidas durante sua permanência na França em 2016 . São pinturas que compõem um novo momento em sua carreira e  seguem uma instigante série de pinturas, que se encaixam formando elos, como um grande quebra-cabeça. O artista fez uso de técnica mista para dar vida a imagens com uma variedade de cores, que remetem a espirais, casulos e formas abstratas, dispostas por toda a galeria sob a forma de uma instalação.

 Mineiro, José Antonio de Lima é paranaense desde os 9 anos. Formou-se em jornalismo em 1979, atuando como repórter e fotógrafo. Nas artes, realizou sua primeira exposição em 1987, em Maringá. Em seus mais de 30 anos de carreira já realizou 26 exposições individuais e participou de mais de 40 coletivas em diversas cidades do Brasil e também em países como Finlândia, Japão, Suécia, Alemanha e Portugal.

 Fotos aéreas de Guilherme Pupo estão na Galeria interARTividade compondo a exposição “Sobrevoos”. A proposta é convidar o espectador a entrar em um jogo especular para decifrar os enigmas que a possibilidade de enxergar a realidade das alturas pode provocar em nossa percepção. No dicionário, a palavra sobrevoo pode aludir tanto a um verbo quanto a um substantivo, mas no caso da exposição do fotógrafo remete ao modo como ele se expressa, ou seja, o “sobre o voo”. Seja posicionado em cima de prédios, utilizando drones ou a bordo de helicópteros, ele utiliza o distanciamento como forma de manifestar a sua arte.

Guilherme Pupo é fotógrafo profissional desde 2001 e tem imagens publicadas nos maiores veículos de comunicação do país.  No ano passado, lançou o projeto “Curitiba Aérea”, com imagens inéditas dos principais pontos turísticos da cidade. Atua paralelamente nas áreas de fotografia empresarial, de arquitetura e gastronomia.

ATÉ QUANDO

Exposição “Nexos-Desconexos”, de José Antonio de Lima, na Zuleika Bisacchi Galeria, piso L3, loja 329, Pátio Batel até 18 de agosto de 2017

Exposição “Sobrevoos”, do fotógrafo Guilherme Pupo, na Galeria interARTividade, piso L3, Pátio Batel, até 30 de agosto de 2017