Linkultura

por Nereide Michel em 25/10/2018

Dizem que nada é impossível quando se tem um sonho e se busca os meios para concretizá-lo. Muitas vezes, esta busca não acontece  da noite para o dia e é preciso persistência e até uma boa dose de teimosia para que o objetivo seja alcançado.

O curitibano Vagner Jacob, por exemplo, passou 16 anos construindo seu próprio veleiro, até vê-lo sobre as águas em 2008, com o nome Christalino brilhando no seu casco. Claro que ele não via a hora de singrar os mares, o que aconteceu anos mais tarde ao realizar uma viagem de 25 dias com a família cumprindo o roteiro iniciado em João Pessoa, na Paraíba, até chegar à ilha de Trinidad-Tobago, na entrada do Caribe. 

Uma aventura que o velejador relatou no livro “Reflexões de Clodoaldo”, que teve lançamento em Curitiba, na sexta-feira, dia 19 de outubro na Livraria da Vila, no Pátio Batel.

NAVEGANDO EM ÁGUAS TRANQUILAS

Assim pode ser descrita a sensação de  quem lê o relato do velejador Vagner Jacob. Com uma linguagem leve e acessível o autor descreve a sua experiência no comando do Cristalino e mesmo quando utiliza os  jargões, usados pelos praticantes de vela, o faz de forma descomplicada e até didática. Nas páginas do livro também estão registrados o dia-a-dia no mar, questões pessoais e muitas histórias envolvendo o filho, que então tinha quatro anos.

“Reflexões de Clodoaldo” também traz um lado filosófico e com profundas reflexões sobre a vida.  Nada mais natural quando se sabe que o sonho de Vagner Jacob nasceu após ele sofrer um grave acidente de carro. Ao deixar o hospital começou uma jornada de 16 anos para realizá-lo, na qual contou com o apoio e a experiência do avô e do pai, construtores de embarcações. O Cristalino tem 43 pés, um pouco mais de 13 metros –  uma confortável residência al mare.

EXPOSIÇÃO

O lançamento do livro “Reflexões de Clodoaldo” motivou uma exposição de fotos tiradas por Vagner Jacob, que retratam paisagens e a vida marinha  pelos diversos locais por onde velejou. A mostra está na Livraria da Vila, no Pátio Batel até 28 de outubro.

404 Not Found

Not Found

The requested document was not found on this server.


Web Server at vps456091.ovh.net