por Nereide Michel em 18/03/2014
É generalizado o convite –aceito prontamente – “Que tal um cafezinho?” É a pausa que relaxa em um dia de agenda cheia, é o momento de satisfação que marca o encontro com os amigos… Uma dose de prazer que é acrescida de ingredientes que vão além da já conhecida qualidade do café, a de ser energética. Pesquisas recentes apontam que a fórmula de uma das mais antigas bebidas do mundo contém propriedades que estimulam a perda de peso e aceleram mecanismos que retardam o envelhecimento. Por isso, não causa espanto quando se vê em ruas de uma movimentada metrópole, como Nova York, adeptos da geração saúde praticando atividades físicas acompanhados de uma garrafa contendo café – conforme constatou Christiane Nunes, gerente de Relações Públicas da Nespresso Brasil, em recente circulada internacional.
Sem dúvida, são atrativos a mais a serem incorporados ao perfil de um “companheiro” , que participa do nosso cotidiano desde a mesa posta para a primeira refeição do dia até em uma ocasião especial sob a forma de deliciosos drinques.
Mas tem mais… Há algum tempo o café ascendeu a uma posição, ocupada tradicionalmente pelo vinho, cujas safras são identificadas pelas variedades de uva, qualidades do solo e condições climáticas. Delas dependem uma bebida valorizada no mercado e que atrai um consumidor sofisticado e especialista em sabores e aromas. Por isso, nada mais natural o investimento de empresas, com a Nestlé, que através da Nespresso transformou o hábito de tomar uma xícara de cafezinho numa experiência gourmet. Com sede em Lausanne, na Suiça, a Nespresso é encontrada em aproximadamente 60 países e em mais de 320 boutiques exclusivas espalhadas pelas principais cidades do mundo. Em Curitiba, está no ParkShoppingBarigúi, desde janeiro de 2012, em um aconchegante e funcional espaço-conceito, que faz mudar instantaneamente o verbo “tomar” pelo “degustar” um cafezinho assim que se entra na loja.
São dezenas de tipos e variedades da bebida identificados pelos seus locais de origem – como os de um vinho de reconhecida qualidade – que vão conquistando apreciadores segundo gostos e preferências pessoais. É a facilidade da dose única, que pode ser transferida para a casa ou ambiente de trabalho graças a opções oferecidas por máquinas que aliam praticidade a um irresistível design.
Aliás, novidades não faltam às prateleiras das boutiques Nespresso. A agenda de março assinala o lançamento do primeiro duo de Grande Crus, com edição limitada de 2014, o Colombian Terroir, proveniente das regiões produtoras de Cauca e Santander. Cada uma acrescenta ao paladar as suas principais características: a Cauca, localizada no sudoeste da Colômbia, tem plantações nas encostas de montanhas banhadas pelo sol quente do Equador. Já na Santander, que está em uma área mais seca e íngreme a noroeste, cercada pelos maciços de uma das pontas da Cordilheira dos Andes, os pés de café ficam protegidos contra a intensidade dos raios solares por altas árvores. Por isso, o Limited Edition Cauca traz aromas frutados e de vinho e sabor suculento e o Limited Edition Santander apresenta notas de pão tostado e um toque doce de caramelo.
A edição limitada Colombian Terroirs vai estar disponível nas lojas Nespresso por onze semanas a partir da data do seu lançamento – 24 de março. E também pela internet www.nespresso.com Bom degustar logo!