por Nereide Michel em 03/11/2014
A moda imita a vida: como construir uma marca de moda é uma coedição da Estação das Letras e Cores com a Editora Senac Rio de Janeiro e tem como objetivo responder à questões como:
-O que determina o sucesso da marca?
-O que faz as pessoas se identificarem com ela?
O autor André Carvalhal, gestor de Marketing e Conteúdo da Farm, afirma que branding e marketing têm a ver com autoconhecimento. Com base nisso, ele compara a trajetória de uma marca com a vida das pessoas, em que há evolução, crescimento, aprendizado, erros e aperfeiçoamento. A moda imita a vida trata de comportamento, construção de percepção, identidade, imagem e posicionamento no mercado. É uma reflexão sobre o que ocorre quando são feitas escolhas para traçar um caminho convincente que promova diálogos, conquiste parceiros e estabeleça relação, interesse e vínculo com o público consumidor. A obra é enriquecida com entrevistas incluindo importantes nomes do setor e grandes criadores como Oskar Metsavaht, Ronaldo Fraga, Isabela Capeto, Katia Barros e Marcello Bastos, além de histórias de grifes como Daslu, Osklen, Farm, Reserva, Nike e Adidas.
Com projeto gráfico assinado pelo designer Luiz Wachelke, e identidade visual pensada com o autor, o livro traz reflexão e provocações para profissionais de mercado da moda e da comunicação. Com todo este conteúdo, até então inédito nas prateleiras de livrarias e bibliotecas, não surpreende que o livro teve edição esgotada logo após o seu lançamento e que uma segunda impressão da obra já esteja a ponto de chegar a mais leitores ávidos pelas orientações de André Carvalhal.
André Carvalhal é graduado em Publicidade e Jornalismo, e pós-graduado em Marketing Digital. Professor de cursos de extensão e pós-graduação em Marketing e Branding de Moda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e na
Fundação Getulio Vargas (FGV). É também coordenador e professor de Moda no Istituto Europeo di Design (IED), na Perestroika, no Instituto Rio Moda, no Instituto IAJ e no Polo de Pensamento Contemporâneo (POP).