Linkultura

por Nereide Michel em 24/10/2016

A Galeria Zilda Fraletti está totalmente cromatizada. O responsável por espalhar cores múltiplas no espaço é  Eduardo Bragança com a sua exposição Colors Shaped My Heart (Cores Moldaram meu Coração), que conta com 10 esculturas e 20 pinturas. As obras expressam uma nítida influência brasileira – e cores não faltam ao nosso ensolarado país – na vida do artista português.

“Os quadros abusam dos tons de azuis, pasteis e fluorescentes, trazendo a ideia de leveza e frescor. Além de uma grande quantidade de frases e palavras, que tem como objetivo mexer com o lado emocional, convidar o espectador a refletir sobre as mensagens”, explica Eduardo Bragança. As  esculturas são uma sucessão das suas pinturas, remetem a fragmentos de suas telas, surgindo como pinceladas suspensas aparadas por um pé de mármore. Sempre com palavras e mensagens em meio às obras.

Eduardo Bragança nasceu na cidade do Porto, em Portugal, e é formado em Design de Moda e Design de Calçado, segmentos em que atuou durante mais de seis anos. Aos poucos, direcionou seu trabalho para outras áreas do design, trabalhando como design publicitário e de web. Em 2003, descobriu o universo da pintura como uma ferramenta de comunicação alternativa e de interação de seus ideais estéticos. Pouco tempo depois, em 2005, após sua primeira exposição, Eduardo Bragança passou a fazer parte do arquivo do Registro Nacional, em vídeo, dos Artistas Plásticos Portugueses, com a curadoria da Cinemateca Portuguesa. Em 2006, após ganhar destaque na revista grega Freemag, sendo tratado como “uma nova revelação da pintura contemporânea”, começou a participar de exposições internacionais em cidades como Atenas, Barcelona, Londres, Lisboa, Paris, Estocolmo e São Paulo.

ONDE ESTÁ

A exposição Colors Shaped My Heart, na Galeria Zilda Fraletti; Avenida Batel,1750, lojas 08, 10 e 12. Até 05 de novembro.