por Nereide Michel em 07/08/2018
Uma homenagem à arte contemporânea nipo-brasileira, celebrando os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, marca a inauguração do novo endereço da Zuleika Bisacchi Galeria de Arte. Desde 2 de agosto ela está em um amplo espaço – são 400 m2 – na Avenida do Batel. “Neste novo ambiente, damos sequência aos trabalhos de exposições artísticas iniciados há quase três anos”, comenta a galerista Zuleika Bisacchi. “O local atual permite mais possibilidades, como exposições simultâneas, cursos e palestras, além da possibilidade de realizar uma diversidade maior de eventos e atividades”, completa. O projeto é assinado pelo arquiteto Italo Sampaio, o mesmo que trabalhou com a galerista no primeiro endereço.
CULTURA DO SOL NASCENTE
A exposição “Tsudoi” em cartaz na Zuleika Bisacchi Galeria de Arte inclui trabalhos de 13 artistas do Paraná e de São Paulo, estados que concentram as maiores populações de japoneses e descendentes do país do Sol Nascente. Com as curadorias de Ely Sayemi Iutaka Takahassi (responsável pelos participantes paulistas) e Rosemeire Odahara Graça (pelos paranaenses) a mostra possibilita a oportunidade de conhecer expressões diferenciadas, dentro de uma mesma forma de manifestação, impulsionadas por várias gerações de pintores e suas propostas. Entre estes ganham destaque as obras dos renomados Manabu Mabe, Tikashi Fukushima e Kazuo Wakabayashi, representantes do Grupo Seibi, que na década de 30 agregou valor aos estudos e ao fazer artístico aos seus componentes.
Também podem ser apreciados na galeria os trabalhos de outros artistas como Ayao Okamoto, Yugo Mabe, Takashi Fukushima (representando o Núcleo São Paulo), Akiko Miléo, Celso Setogutte, Claudine Watanabe, Julia Ishida, Sandra Hiromoto e Tania Machado (no Núcleo Paraná).
ONDE E QUANDO
Exposição “Tsudoi”
Zuleika Bisacchi Galeria de Arte
Avenida do Batel, 1550, loja 3, Curitiba
Aberta até 2 de outubro