Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 22/11/2023

Além de roupas em araras, há histórias por trás das atraentes vitrines de uma loja. Não raras vezes, são vivências e experiências de quem a comanda que interferem de forma positiva na elaboração de uma coleção – conferindo-lhes personalidade e estilo. Recém-chegada a Curitiba, a marca catarinense Priori é eclética em suas opções: peças casuais e atemporais, moda praia e fitness. Elas têm a assinatura dos quase 40 anos de dedicação ao setor da sua diretora criativa, Maria Odete Penteado, a Detinha, e revelam na qualidade dos tecidos e acabamentos a sua cidade de origem, Joinville, referência nacional pela excelência das suas confecções e malharias.

Lalesca Maio

Empresa familiar, a Priori nasceu do desafio assumido pela recém-formada desenhista industrial de conciliar o trabalho com três filhos pequenos: Clara, Pedro e Fernando, à época com cinco, três e um ano. Para fazer as roupas de praia da filha, Detinha optou pelo upcycling, reutilizando sobras de tecidos das confecções. “Eu sou de uma geração que tem a costura muito presente na vida das mulheres. Ainda criança, eu fazia roupas para bonecas e, mais tarde, minhas próprias fantasias e vestidos de baile e festa. Depois, comecei a fazer biquínis de retalhos para mãe e filha. E isso acabou definindo o meu destino profissional”, lembra a empresária. O hábito de costurar para a família evoluiu para uma pequena produção, que passou a ser vendida durante as férias de verão no litoral catarinense.

A excelente receptividade das peças produzidas para a temporada na praia levou Detinha a fechar a varanda de casa para transformá-la em loja e adaptar a sala para um atelier. Nasceu assim em 1986, a Priori, que, depois de uma década, já tinha endereço próprio no centro de Joinville. Como destaca a idealizadora da marca, a rápida transição do moletom de academia para a moda fitness foi decisiva para o crescimento da marca, que logo expandiu sua linha para o casual e conquistou um perfil de consumidora que ela descreve como “o de uma mulher madura e bem resolvida, que não se prende a modismos mas exige muita qualidade”.

 VITRINE CURITIBANA

Lalesca Maio

A loja curitibana da Priori, a primeira da rede fora de Santa Catarina, revela nas suas vitrines as novidades que chegam para a temporada Verão 23/24: roupas versáteis, contemporâneas e atemporais tanto pelo design das peças como pela escolha criteriosa dos tecidos e acabamento primoroso. Na coleção, destacam-se os clássicos chemises e blazers, além de vestidos e calças que ganharam propostas atuais com texturas, estampas e novas formas de uso.

ONDE ESTÁ

PRIORI
Alameda Carlos de Carvalho, 860, Batel
De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 16h
Estacionamento próprio