Coisas Novas

por Nereide Michel em 22/06/2016

O que o curitibano Madero e a parisiense Louis Vuitton têm em comum? A Casa Santa Marta, no Vaticano, e as lojas Apple do Brasil? A resposta tem um nome: IndusParquet, empresa brasileira responsável pela instalação dos revestimentos em madeira que compõem o projeto desses ambientes. Cada um cumpre a finalidade a que se propõe sem dispensar a sensação de aconchego, aliada à sofisticação, de um material nobre por excelência.

Sem dúvida, uma conquista e tanto para uma empresa fundada em 1970 por dois jovens de apenas 20 anos, descendentes de imigrantes italianos que fincaram raízes em Tietê, interior de São Paulo. O sucesso do empreendimento foi fundamentado na iniciativa da dupla que aproveitou o tempo disponível para aprender  todos os processos de produção, venda, entrega e colocação de parquets. Em seguida, eles adquiriram um pequeno terreno e mesmo com uma estrutura modesta – além dos dois sócios, apenas mais um funcionário dava conta do trabalho – começaram a fabricar os pisos, que eram  instalados nos finais de semana em Tietê e cidades vizinhas. Dedicação e empenho que tiveram recompensa: em 1977, a empresa já estava na capital paulista, uma mudança que ajudou a alavancar os negócios e incentivar investimentos para redimensionar a capacidade de atendimento.

Em 1978, uma importante parceria entre a IndusParquet e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de S. Paulo (USP), resultou no desenvolvimento de um método de trabalho específico para cada madeira. Neste mesmo ano, os empresários adquiriram a primeira estufa, que pouco mais tarde foi substituída pelas computadorizadas, uma iniciativa pioneira no país no setor madeireiro. Em 1982, aconteceu a primeira exportação para a Itália, iniciando assim a expansão da empresa no mercado internacional – hoje ela está presente na Europa, Américas, África, contabilizando mais de 6 milhões de m² de pisos IndusParquet  instalados em todo o mundo. São encontrados tanto no Projac, da Rede Globo, como nos hotéis Lao Lao de Bariloche e Mandarim Marrakech.

Receptividade fora das nossas fronteiras obtidas principalmente pela preocupação da empresa com o meio-ambiente. Em 2001 adquiriu o certificado do Forest Stewardship Council (FSC®), selo que identifica os produtos feitos com madeira proveniente de florestas manejadas, respeitando os aspectos ambientais, sociais e econômicos da região. Quatro anos depois a IndusParquet tornou-se proprietária de fazendas para o plantio de Eucalipto,  árvore que produz madeira, com uso de uma menor área, auxiliando assim na preservação das florestas nativas do país.  Hoje conta com o  selo CE da Comunidade Europeia.

A logo da empresa está  em seis linhas de produtos: Tradicional, Pronta, Pronta Ecológica, Antiquity, Decor e Deck lançando periodicamente aguardadas novidades no mercado. Muitas delas são fabricadas em Curitiba pela Masterpíso que em 2011 unificou-se ao grupo IndusParquet.

LANÇAMENTOS

Pisos tingidos nas espécies Guajuvira e Amendoim, com acabamento em semi-brilho, têm novas tonalidades. Na sequencia de fotos: Cocoa, Provincial e Flint.