Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 02/06/2016

Aplicativo – esta palavra entrou definitivamente para o vocabulário cotidiano. E absorvida na rotina diária como a solução para muitos problemas que surgiram com a crescente prestação de serviços online. Ou até mesmo em situações caóticas, como a da saúde pública, que pode ter um atendimento mais rápido e humanizado. Na moda, aplicativos “vestem com perfeição clientes à distância e na beleza, salões e cabeleireiros dinamizam agendas e racionalizam gestões.

NA MODA

Um sistema que diz ao cliente se o modelo de roupa é adequado às medidas do seu corpo foi uma das inovações que mais despertaram interesse no 5.° Ciclo do Projeto Inova Moda, realizado no dia 10 de maio em Curitiba. O evento, parceria do Senai nacional e Sebrae, acontece duas vezes por ano com o objetivo de apresentar as novidades em tecnologia ao setor da indústria têxtil e do vestuário. O Xyze é uma ferramenta muito útil no  e-commerce, uma vez que   conecta as medidas do corpo do cliente com as roupas que ele gostaria de comprar.

O aplicativo é resultado de pesquisa de profissionais do setor do vestuário que viajaram por pólos de referência de moda em  vários países para encontrar o formato ideal do Xyze. Segundo o consultor técnico de negócios para assuntos de design do Senai, Anderson Pisanelli, a novidade capta, por uma espécie de fita métrica virtual, as medidas do cliente. “A pessoa faz uma selfie e o app dá medidas de ombro, cintura, altura do tronco e colarinho, por exemplo”, esclarece. A comparação possibilita que se identifique as medidas com os modelos apresentados pelas marcas em um site para que não haja surpresa ao se receber a peça adquirida. Caso a roupa não corresponda ao desejo do cliente, ele receberá um aviso para optar ou não pela compra.

O Inova Moda prossegue até 13 de junho passando por cidades como Londrina, Maringá, Apucarana, Cianorte, Terra Roxa e Francisco Beltrão.

 NA BELEZA

Os salões curitibanos conhecerem em um evento, que aconteceu em maio, as inovações tecnológicas do B2Beauty Group. Entre estas, aplicativos que permitem encontrar as melhores saídas para resolver as demandas cotidianas dos empreendedores do ramo da beleza e do bem estar. Novidades dos principais clientes da empresa também foram apresentadas aos profissionais da capital paranaense, como o software de gestão para salões de beleza da AZ Soluções e o aplicativo que conecta os clientes à agenda de seus salões preferidos na tela do celular do Beauty Date.

Para exemplificar de uma forma prática os benefícios deste recurso tecnológico é só imaginar uma situação bastante usual de quem se encontra em uma cidade, que não a sua, e precisa de um cabeleireiro ou maquiador. É só acessar os aplicativos disponibilizados pelo Beauty Date para smartphones e via web. Uma facilidade que acompanha o usuário até na hora do pagamento que é feito online via Paypal.

NA SAÚDE

O aplicativo curitibano Docway surgiu como uma solução  diante do caos observado na área da saúde brasileira, que oferece serviços demorados, saturados e deixam pacientes horas em uma fila de espera. Atualmente, o aplicativo funciona em quatro capitais – Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo e Manaus –  e em mais 34 cidades do interior. A perspectiva é  que esteja acessível em todas as capitais do Brasil, ainda no primeiro semestre deste ano.

O serviço já tem mais de 700 médicos cadastrados e inclui as mais diversas especialidades entre estas, Clínica Geral, Medicina de Família, Pediatria e Cardiologia. Mas, além de atendimento médico a domicilio, o aplicativo ainda oferece opções de vacinação, coleta de exames e atendimento de emergência, o último é identificado pelo botão SAMU. Todos os atendimentos são feitos na hora e local em que a pessoa necessitar. Outra preocupação da empresa é com a sociedade brasileira, por isso, desenvolve ações para ajudar a população, como o incentivo de doação de sangue e controle epidemiológico de algumas doenças como a gripe, dengue e Zyka Vírus. A startup consegue tabular os dados por sintoma, região e realizar possíveis associações com doenças e epidemias.