Linkultura

por Nereide Michel em 13/04/2017

“Arte e técnica do vestuário em Santa Catarina”, obra lançada em Curitiba, na terça-feira, dia 11, na Mansão Europa, mostra a moda de uma forma incomum: revela a ligação entre artesãos, empreendedores e toda a cadeia produtiva. Tem como objeto de estudo o Vale do Itajaí, uma das regiões mais importantes da indústria têxtil da América Latina. A autora, Astrid Façanha, que é jornalista, acompanha há muitos anos o desenvolvimento da moda nacional e, com o mérito da vivência, se aprofundou no processo antecessor ao varejo para escrever o livro. “Descobri um polo produtor que inspirou uma nova forma de vestir, por meio da casualização, conforto, urbanidade e informações. E ainda traz uma bagagem histórica dos imigrantes que criaram esse setor ”, esclarece Astrid.

Com dados, recursos fotográficos e ilustrações documentais, o livro destaca  em três capítulos, a relevância artística, cultural e social de uma  indústria que mudou comportamento, valores e a economia do país. Desenvolvido pela The Way, o projeto foi coordenado pela jornalista Heloisa Garrett e é o início de um trabalho que vai percorrer todo o Brasil mostrando a força e as peculiaridades da moda “do fio à roupa pronta”.

 A tiragem é de dois mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente. Destes, 1,6 mil livros serão destinados a escolas públicas, bibliotecas, universidades, museus e centros culturais. Também há versões em “audiolivro”, garantindo a acessibilidade online por meio de um link para download gratuito no site do projeto.

www.artedovestuario.com.br