Coisas Novas

por Nereide Michel em 03/12/2020

Não é de hoje que anseios e expectativas de um perfil específico de consumidora entraram no radar da indústria de cosméticos. Verbos como personalizar e individualizar começaram a ser conjugados em um real comprometimento para dar à beleza feminina recursos que valorizassem as características de cada pele. Afinal, a definição de um rosto bonito não segue nenhum padrão, muito pelo contrário, é a diversidade do conceito nela embutida que amplia os seus atrativos a ponto de dar a toda mulher a possibilidade de se descobrir “linda e charmosa”.

Desde 2013, a Avon estuda a diversidade global e já investigou os tons de pele de seis países, incluindo o Brasil. Como resultado desse trabalho, a empresa construiu uma estratégia de tonalidades mais diversificada de um ponto de vista internacional, mas identificou que o nosso país, em particular, precisava de mais opções de cores voltadas ao público negro. Em novembro de 2019, a cientista Candice Deleo-Novack, chefe de desenvolvimento de linhas para olhos, rosto e design técnico de produtos da Avon, nos Estados Unidos, e a maquiadora expert em beleza negra, Daniele Da Mata, iniciaram uma parceria para desenvolver uma linha de maquiagem que atendesse a particularidades de peles pretas e pardas.

O resultado desta ampla e profunda pesquisa foi o desenvolvimento de sete novas cores de base para todas as linhas da Avon, além de novos matizes para pó compacto, corretivo e blush ideais para tons de pele de médio a médio-escuro – produtos gerados a partir de uma diretriz inédita em termos de tecnologia e inovação. Segundo Daniele Damata, “Candice veio dos Estados Unidos para o Brasil aberta a entender a diversidade cromática das peles negras brasileiras e, juntas, vimos pessoalmente como muitas das modelos selecionadas para os testes não encontravam bases ideais para suas peles. Foi daí que nasceu a ideia de criarmos tonalidades de pessoas e não tonalidades de bases. Isto é, criamos cores representando peles reais e quebramos a lógica das fórmulas padronizadas de proporções e pigmentos. Utilizamos pessoas reais, que antes eram invisibilizadas, como nossa grande inspiração e a Candice levou essa experiência para o laboratório”.

O mapeamento das particularidades do subtom das peles preta e parda impulsionou a transformação da paleta de cores da Avon em um portfólio colaborativo que facilita a escolha dos itens indicados para cada consumidora.

Até o final de 2020, serão lançados 28 itens de maquiagem elaborados com as novas cores para a pele preta e parda brasileira: 7 tons da base compacta e base líquida Power Stay (totalizando 12 tons para pele negra), 10 tons de corretivo Power Stay, sendo 6 para pele preta, 2 tons de pó (compactos e refis) totalizando 4 para pele negra, 4 tons de blush para pele negra e 1 iluminador em Gotas Cobre. Para 2021 estão previstos mais 25 itens com a nova gama de cores. Além disso, todos os produtos ganharão novos nomes – cada um será sinalizado pelo seu tom e subtom em uma combinação de letras e números. O número refere-se ao tom e a letra ao subtom: “F” (frio), “N” (neutro) e “Q” (quente).