Conecte-se

por Nereide Michel em 12/05/2017

 O que é feito à mão tem uma dose extra de carinho, que as máquinas, frias e aceleradas, não podem incluir nas peças que produzem. Não por acaso, em tempos globalizados, quando a velocidade toma a dianteira nas comunicações e nos lançamentos da temporada, é importante dar uma necessária parada no que se está fazendo para retomar atividades que acompanhem nossos desejos e vontades, sem pressões externas. Consequência da  reação contra o “fácil e o rápido” é a valorização que os trabalhos manuais conquistaram nos dias de hoje agregando um toque de exclusividade em roupas acessórios e objetos.

Contudo, a tarefa de preservar e divulgar o que as nossas avós faziam com agulhas, fios, lãs e fitas, foi assumida há algumas décadas. Não apenas no recesso dos lares, mas também através de iniciativas como a das Fitas Progresso, empresa paulista, que em 1994 criou o Clube de Artesanato com o objetivo de estimular a prática do artesanato com fitas. Com os bem sucedidos primeiros passos do projeto, foram ampliados o alcance e as opções da associação. Hoje é um completo portal de conteúdo sobre artes manuais e artesanato – de um lado, as artesãs usam a plataforma para divulgar seus produtos e do outro, o público tem um “clube virtual”, confiável e fácil de navegar, onde encontra tudo sobre pintura, bordado, tricô, crochê, scrapbooking, patchwork e várias outras técnicas.

O Clube de Artesanato está presente nas principais mídias sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Para fazer parte dessa comunidade, basta acessar o site www.clubedeartesanato.com.br e se cadastrar gratuitamente.

UM PASSO DE CADA VEZ

Uma boa dose de emoção está embutida quando se prepara pessoalmente um mimo para presentear alguém especial. E é no artesanato que está a oportunidade para que esta manifestação de carinho se concretize. Aqui estão duas sugestões que o Clube de Artesanato selecionou para quem quer confeccionar uma lembrança inesquecível. Feita com as próprias mãos! Um álbum de fotos customizado e um coração de feltro. Nenhum dos dois esconde seus bons sentimentos.

 ÁLBUM DE FOTOS

 Que melhor lembrança do que oferecer onde guardar registros de momentos marcantes da maneira tradicional, sem correr o risco de que elas desapareçam no mundo virtual? Foi pensando nesta proposta que o curitibano Marcos Novak, conhecido designer de bolsas, ensina como customizar um álbum de fotos que, com certeza, não vai ficar guardado em uma gaveta. É tão bonito e charmoso que, sem dúvida, vai fazer parte da decoração da sala.

Materiais

-Fita de Cetim Dupla Face T900/000 240

-Fita de Cetim Simples CF002 340

-Cola de contato

-Álbum de fotos 18,5 x 25 x 5cm

-Cartolina 40x 24,5cm

-Tesoura

-Lápis

-Palitos de madeira

 Passo 01

Separar com cuidado a capa das outras partes do álbum.

Passo 02

Fazer uma marcação na parte de trás da capa, nos quatro lados, a cada 1,5cm. Distribuir de forma igual as medidas inferiores a 1,5cm para cada lado.

Passo 03

Colar sobre a marcação feita, no lado de maior comprimento, 27 pedaços de fita rosa de 30cm cada. Cole as duas pontas da fita na parte de trás da capa. Para facilitar a colagem utilize palitos de madeira e cola de contato, que possibilita ajustes se forem necessários. Repetir o processo no outro sentido utilizando 17 pedaços de fita de 45cm cada. Cole primeiro em uma lateral da capa e passe em seguida as fitas alternando por cima e por baixo das outras coladas anteriormente. Formando assim uma grade quadriculada. Para finalizar cole as outras pontas, porém com a capa dobrada.

Passo 04

 Com a ajuda de um palito de madeira passe a fita em sentido diagonal. Neste processo apenas passe a fita por baixo das outras sem cruzá-las, somente ajustando as mesmas para que fiquem na posição correta. Repita o procedimento no outro sentido em diagonal. Deixe as pontas sem colar.

Passo 05

 Agora passe a fita marrom pela diagonal, por baixo das fitas rosa que foram passadas no sentido contrário e acima das demais, como na foto.

Passo 06

Repita o mesmo procedimento no outro sentido, porém, cruzando também com as fitas marrons passadas anteriormente de modo que, em todos os sentidos, fique alternado uma fita marrom por cima e outra por baixo.

Passo 07

 Com a trama terminada, para finalizar o álbum, é só colar as pontas pelo lado de trás da capa. Cole primeiro as pontas marrons e por último as rosas. Depois cole um pedaço de cartolina (um pedaço de 40 x 24,5cm) um pouco menor que o tamanho da capa para fazer o acabamento. Por último cole novamente todas as partes e o álbum está pronto.

 CORAÇÃO BORDADO COM FITAS

O designer Marcos Novak ensina como confeccionar um versátil coração. Palpitando de emoção ele poderá ser utilizado como pingente de porta, sachê para guarda-roupa, lembrancinha de maternidade, chaveiro  e até compor, com outros corações, um móbile para o quarto do bebê. Dependendo da finalidade, pode ter no enchimento guizos ou essências perfumadas.

Materiais


– 1 metro de Fita de Cetim Dupla FaceT900/000 201

-Fio branco de crochê ou de bordado

-Agulha de bordado com ponta

-Feltro

-Lápis ou caneta para marcação

-Fibra de silicone para enchimento

-Tesoura

 Passo 01

Bordando as rosinhas sobre o feltro
Comece cortando o feltro em formato de coração, em seguida faça pequenos pontos com o fio em forma de estrela e depois passe a fita na agulha dando voltas em espiral alternando os pontos. 
Passo 02 


Observe ao enrolar a fita durante as voltas, para que esta possa se aproximar da forma de uma rosa.

Conclua bordando as folhas e os ramos utilizando o fio como base.

 Faça o arremate para unir as duas partes do coração dando pontos simples com a agulha já com as peças unidas e colocar o suporte para pendurar e para finalizar insira o enchimento.