Coisas Novas

por Nereide Michel em 16/04/2019

Curitiba recebeu no dia do seu aniversário – 29 de março – um presente com forte apelo emocional. O Cine Passeio, com bilheterias abertas em um prédio histórico, construído na década de 30, restaurado com objetivos culturais, e que fica na esquina da  Riachuelo com a Carlos Cavalcanti.  A proposta é fazer reviver os bons tempos dos “cinemas de rua”. Sem dúvida, uma época que traz boas lembranças para o curitibano Manoel Linhares, que há mais de cinco décadas trabalha com a comercialização de máquinas Super 8, projetores, retroprojetores, transparências, projetores de slides, filmes fotográficos, fitas de vídeo profissionais e amadoras, betacams e outros equipamentos e materiais destinados a concretizar propostas de “artistas das câmeras”.

Por isso, foi com uma dose extra de carinho que os irmãos Danilo e Murilo Linhares aceitaram o convite para assinar a ambientação do Café do Cine Passeio. Eles são filhos do Manoel e comandam a Fitto Design, instalada no curitibano bairro Pilarzinho. A empresa é especializada na fabricação de móveis sustentáveis, que dispensam o uso de qualquer metal, como prego, parafuso ou ferramentas. Peças que se encaixam com facilidade e se transformam em poltronas, cadeiras, bancos, mesas, criados-mudos e objetos de decoração como pode ser observado no Café do Cine Passeio. São quarenta e quatro peças como as poltronas Carambela e Chilin, a cadeira e banqueta bistrô Pétala e mesas Vinil. 

A linha do Café Cine Passeio ganhou uma importante parceria, a do artista plástico Ricardo Marques, proprietário do espaço, que lançou uma série – uma ode ao café – com estampas desenvolvidas por ele e impressas nas peças da Fitto.

 

Fotos: Fernando Zanoni