Linkultura

por Nereide Michel em 11/04/2019

A partir de 12 de abril, o público poderá apreciar os impactantes trabalhos de dois artistas, um escultor e uma fotógrafa performática, na SOMA Galeria, que agora está na Coletiza, a primeira loja comunitária de Curitiba. As duas exposições: “O Vento Que Nos Resta!”, de Jefferson Santos, e “Zu Verschenken” (entre outros projetos), de Marianne Brepohl, reúnem criações expressivas de duas manifestações artísticas que pela força de suas propostas não se dissociam, muito pelo contrário, prendem a atenção e fazem pensar.

Juliana Libretti

O escultor Jefferson Santos há algum tempo atrás era conhecido por suas obras em pedras e bronze, Mas, nos últimos anos ele tem se destacado na utilização de madeira de árvores como material de criação. Suas formas referenciam a sua experiência com relação aos ambientes naturais e sua proximidade com a natureza. O conhecimento das árvores funciona como uma catalogação de espécies que o artista incorpora em seu trabalho. Jefferson utiliza madeiras de grande durabilidade e madeiras mortas que permanecem em processo de secagem na sombra por cinco anos. O tempo – com o vento – integra o seu trabalho.

Brasileira radicada em Berlim, Marianne Brepohl, está em uma temporada pelo Brasil, que se encerra na SOMA Galeria, apresentando seus novos projetos. A artista se dedica a expor sua visão de mundo explorando culturas e imersões artísticas. É uma personalidade  “multi-dimensionada”, que usa diversos meios para expressar a sua visão e sentimento, entre eles fotografia, performance e escrita. Morando no exterior, colaborou com diversos artistas internacionais, e esta interação se materializou na exposição apresentada na SOMA Galeria, composta pela Instalação “I’mPotent”, a vernissage de dois projetos “Zu Verschenken” e “Not Hidden” e a Performance “M*”.

EXPOSIÇÕES

JEFFERSON SANTOS E MARIANNE BREPHOL

SOMA Galeria, na Coletiza, Rua Saldanha Marinho, 1.230, Centro, Curitiba

Entrada gratuita

Até 1º de junho

 Horário de visitação: de segunda a sexta das 10h às 19h. Sábados das 10h às 17h.