Linkultura

por Nereide Michel em 20/11/2025

Atividades coletivas, como a dança, o canto, o teatro e o esporte, são apontadas como um dos caminhos mais eficazes para projetos que almejam resultados positivos na inclusão social de grupos, como os que incluem os portadores de alguma deficiência. Uma oportunidade para comprovar o mérito dessa proposição – suas conquistas – é oferecida pela Semana Cultural do Artista com Deficiência, que acontece de 24 a 28 de novembro em Curitiba. Iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH), conta com a participação de turmas do projeto de Cultura do Coletivo Inclusão e instituições parceiras. A programação terá como palco as Ruas da Cidadania das Regionais Boqueirão, Pinheirinho, Fazendinha, CIC e Santa Felicidade, sempre a partir das 14 horas.

As apresentações integram o Projeto de Itinerância do Festival Inclusão em Cena, que leva suas produções para além dos dias do evento, que acontece todos os anos na capital paranaense, O objetivo é mostrar trabalhos que valorizam a identidade, a criatividade e o protagonismo das pessoas com deficiência. Ao todo, cerca de 50 artistas participam dos espetáculos, que incluem dança, música, coral, capoeira e roda de samba. 

GRUPOS PARTICIPANTES

CORAL DO INSTITUTO DE CEGOS (IPC) E COLETIVO INCLUSÃO

Arthur Guerino

Com dois anos de trajetória, o Coral do IPC é formado por vozes diversas que transformam cada ensaio em uma experiência de convivência e expressão musical. Seu repertório contempla obras do folclore brasileiro e clássicos da MPB, como “Vilarejo” (Marisa Monte), “É Preciso Saber Viver” (Roberto e Erasmo Carlos), “Canto do Povo de um Lugar” (Caetano Veloso) e “Metamorfose Ambulante” (Raul Seixas).
A regência é de Derman Francisco de Carvalho, com preparação vocal de Erica Santana dos Passos Pinho e acompanhamento de Ivan Lucas de Carvalho.

CAPOEIRA, RODA DE SAMBA –  APAE E COLETIVO INCLUSÃO

Arthur Guerino

Conduzida pela equipe do Mestre Spock e Cacau, a apresentação integra música, movimento e narrativa histórica, apresentando ao público as raízes da capoeira, expressão que remonta ao Brasil colônia e carrega a força da resistência e da ancestralidade afro-brasileira.

“DANÇANDO NO MEU BRASIL” – ASSOCIAÇÃO REVIVER DOWN E COLETIVO INCLUSÃO

Arthur Guerino

Com direção de Brener Pereira, ao lado de Alice Rodrigues e Márcia Lopes, o espetáculo reúne 15 artistas em uma viagem pelas regiões brasileiras, exaltando ritmos, cores, tradições e identidades culturais. O trabalho de Brener tem se destacado pela promoção de espaços profissionais e criativos para pessoas com deficiência, reforçando a dança como ferramenta de autonomia e pertencimento.

Programação do Coletivo Inclusão na Semana Cultural do Artista com Deficiência

24 de novembro: Rua da Cidadania do Boqueirão
Coral IPC -15h

26 de novembro: Rua da Cidadania Fazendinha
Dança – 14h
Capoeira / Roda de Samba – 15h

(Demais apresentações da Semana constam na programação oficial do CMDPcD: https://guia.curitiba.pr.gov.br/evento/semana-cultural-do-artista-com-deficiencia/8361)