Linkultura

por Nereide Michel em 27/11/2025

De perguntas triviais – “Será que chove hoje?”, a outras, intrincadas – “Por que esta melancolia não me abandona?” – o ser humano sempre está se questionando, buscando soluções e… duvidando do óbvio. Faz parte da evolução da humanidade. Como faz parte do crescimento individual ser bem sucedido no seu modo de viver – ampliado para conquistas no terreno profissional. Mais do que uma ambição, é uma satisfação que eleva a autoestima e se espraia ao redor. Autores paranaenses expõem nas páginas de seus livros experiências e vivências que apontam rumos para quem procura respostas a questionamentos existenciais.

O FUTURO É HOJE!

Conhecimento, inovação e o espírito de retribuição podem transformar realidades. Este mote acompanhou a trajetória bem sucedida do gaúcho de nascimento e paranaense de coração, Luiz Donaduzzi, farmacêutico, empreendedor e visionário, registrada na obra “Pressa de Futuro” pelo jornalista Rogério Godinho e editada pela Matrix. Filho de agricultores, ele foi o primeiro da família a frequentar a escola. Com disciplina e determinação, trocou a enxada pelos livros, formou-se em Farmácia. Concluiu doutorado na França e fundou em Toledo, no oeste do Paraná, a Pratti-Donaduzzi, que logo se transformou em uma das maiores fabricantes de remédios genéricos do país, com mais de cinco mil funcionários atuando em consonância com a filosofia de trabalho do empresário.

Há quase uma década, Luiz Donaduzzi  deu início a um novo sonho: criar um polo de inovação, educação e empreendedorismo. Assim nasceu o Biopark, que atualmente reúne mais de 120 empresas, universidades federais, faculdade e colégio. Um projeto bem alicerçado  e que impacta diretamente milhares de pessoas e destaca o Oeste do Paraná no mapa brasileiro da inovação. Luiz Donaduzzi não apenas construiu uma empresa: ele decidiu investir no futuro das próximas gerações de brasileiros. “Pressa de Futuro” é o retrato de quem não esperou o amanhã para agir – ele resolveu criá-lo no presente.

A CIÊNCIA ENCONTRA A PROSPERIDADE

Divulgação

O currículo de Fernando Botto Lamóglia não deixa dúvida de que o ser humano – e os caminhos por ele percorrido nas conquistas de seus objetivos – é o principal foco do seu trabalho. Escritor, psicólogo, advogado, doutor em Educação, é autor de livros que registram suas pesquisas e experiências num amplo universo que gerencia comportamentos, escolhas e desafios em torno de metas comuns, como a felicidade e a prosperidade. Terráqueos, ao que parece, estão destinados a reencontrar o Éden, o Shangri-la, enfim, o paraíso perdido, descrito segundo os mais diversos idiomas, tantos quantos os que compõem o dicionário universal desse planeta. Uma busca que leva, muitas vezes, a percursos físicos e cansativos mas quase sempre reside em uma jornada interior. 

Nas páginas de uma recente obra de Fernando Botto Lamóglia,“O Algoritmo da Prosperidade – Dez pilares essenciais para uma vida de plenitude e abundância”, respostas baseadas em estudos científicos estão acessíveis a todos os que procuram “viver em plenitude”. Para o autor, prosperar é um ato consciente. “A prosperidade não é privilégio nem acaso, mas consequência de um algoritmo interno composto por padrões mentais, hábitos e formas de pensar que podem impulsionar ou sabotar seus resultados”, argumenta. 

Numa linguagem acessível, exemplos reais e sugestões práticas, “O Algoritmo da Prosperidade – Dez pilares essenciais para uma vida de plenitude e abundância”  é um convite para o leitor investigar os bastidores da sua vida. E encontrar respostas, algumas surpreendentes, como a revelada por Fernando Botto Lamóglia, aos participantes da primeira edição do evento Vinho & Cultura, promovido pela Bodega Constantini, no dia 14 de novembro, no Empório Angaco. Uma ocasião, especialmente feliz, que aliou a degustação de rótulos selecionados da vinícola paranaense a um bate-papo com o carismático escritor. Segundo ele, muitos acham que a felicidade se encontra em um determinado ponto e corre-se atrás dela. Contudo, ela já está embutida no caminho que se percorre para conquistar uma meta – como a tão desejada prosperidade. “Percebi que prosperidade não é um ponto de chegada, mas um processo. É sobre como usamos nossa mente e nossas emoções para criar realidades mais equilibradas. A neurociência comprova que nossos pensamentos moldam nossos comportamentos e, portanto, nossos resultados”, palavras do autor.

SUCESSO TEM O AROMA DE PERFUME

Divulgação

Sem dúvida, a jornada percorrida por Miguel Krigsner, é inspiradora. Idealizador de um conceito de empreendimento, nascido em 1977, que se expandiu para além das paredes de uma pequena farmácia de manipulação, situada na rua Saldanha Marinho, em Curitiba, para uma ampla sede em São José dos Pinhais ostentando a logomarca O Boticário. Logo que rapidamente passou a estampar completas linhas para rosto, corpo, cabelo e maquiagem, além de perfumes icônicos, como Acqua Fresca e Malbec, desenvolvidos nos laboratórios da empresa. De seu espírito inovador e de visão de futuro surgiu um conglomerado que ainda hoje impacta o mercado de beleza e o consumo graças a iniciativas arrojadas como o modelo franchising lançado, pioneiramente no Brasil, em 1980. A rede é apontada atualmente como a maior rede do segmento, com mais de 4 mil lojas em mais de 1,7 mil cidades brasileiras. Em 2010, ao lado do sócio Artur Grynbaum, apresentou ao mercado o Grupo Boticário, que hoje reúne as marcas O Boticário, Eudora, Vult, Quem disse, Berenice?, Au.Migos, Dr. Jones, Truss e Beleza na Web.

Ciente de que a sua trajetória no mundo dos negócios poderia motivar outros empreendedores, o  hoje fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário resolveu registrar em livro o caminho de desafios e conquistas por ele percorrido. A obra lançada em 2024, “A essência de empreender”, publicada pela Portfolio-Penguim (Companhia das Letras), obteve não apenas receptividade junto aos leitores como o reconhecimento de um dos mais importantes reconhecimentos da literatura brasileira: ela venceu o Prêmio Jabuti na categoria Negócios, cuja 67ª edição aconteceu no dia 27 de novembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Além da visão de negócios, o livro ressalta também o pioneirismo do Grupo Boticário na responsabilidade socioambiental, com a criação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em 1990, reforçando o legado de uma empresa que sempre buscou ir além do lucro. Afinal, da filosofia que sempre pautou o seu trabalho  resultou a construção de um dos maiores ecossistemas de beleza do país.

O MESTRE DA REFLEXÃO

Mario Sérgio Cortella é conhecido por suas reflexões filosóficas e, agora prestes a completar 50 anos de magistério, lança suas proposições de bem viver em um formato inédito. Tirinhas e charges, já conhecidas por meio do seu perfil no Instagram, foram reunidas no livro “Tirinhas Cortella & Philó”, lançado pela editora Planeta. A publicação tem como protagonistas o Professor Cortella e a Coruja Philó, que dialogam sobre família, religião, trabalho, propósito, afeto, ética, entre outros temas. 

São cem tirinhas que convidam à reflexão sobre os temas que permeiam cada capítulo: Atitudes; Educação e Desenvolvimento; Afetos; Vida Coletiva; Filosofia; Ética; Propósito; e Saberes. No conjunto da obra uma perspectiva ampliada sobre vivências – passadas, futuras, renovadas, repensadas – sempre com um olhar crítico e provocador.