Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 10/11/2014

Eles têm lojas que se avizinham no mesmo piso do Pátio Batel. Na expansão brasileira das marcas dos norte-americanos Michael Kors e Tory Burch a capital paranaense foi escolha natural pela correspondência entre o glamour e a sofisticação embutidos em suas roupas e acessórios e o estilo de vestir das curitibanas. É um chique para ser usado no dia a dia sem “afetação ou ostentação”. É uma moda metropolitana traduzida em roupas e acessórios.

Acessórios, aliás, são indispensáveis para a expansão dos negócios de uma marca bem sucedida. Afinal, sua logo vai circular com mais frequência  estampando relógios e bolsas que não dependem de dia, hora ou estilo de roupa para serem usados. Continuam divulgando o estilo que permeia uma grife, como exemplificam os  lançamentos da Tory Burch e Michael Kors que ilustram este texto.  

Michael Kors, a marca criada por Karl Anderson, é nova-iorquina e surgiu em 1981, graças ao talento precoce do seu idealizador que aos 19 anos já assinava coleções para a renomada butique Lothar´s, da badalada Manhattan dos anos 70. Não demorou para que a etiqueta Michael Kors surgisse em roupas disputadas nas araras de conceituadas lojas de departamento como Bloomingdale´s, Bergdorg Goodman, Lord&Taylor, Neiman Marcus e Saks Fifth Avenue. Ao combinar o luxo e sofisticação com a simplicidade de uma camiseta agregou valor extra ao termo sportswear.  E uma bem-vinda descontração à uma elegância que seguia cânones rígidos. Jeans com estolas de pele, vestidos de Jersey com jaqueta de esqui…

Seu trabalho como diretor criativo da francesa Celine, de 1997 a 2002, foi festejado por ter “reinventado” a marca e torná-la novamente desejável para consumidoras de moda exigentes. Hoje a marca Michael Kors ostenta fachadas de endereços nas principais capitais do mundo e nelas são encontradas roupas e acessórios. Mas a logo também está presente em linhas de perfume e maquiagem, esta em associação com a Estée Lauder. A loja curitibana, em sintonia com os seus lançamentos internacionais, disponibiliza coleções de roupas femininas e acessórios como bolsas, relógios, sapatos e óculos.

Relógios e bolsas Michael Kors refletem a diversidade de estilos que faz parte da proposta da marca. Estar na moda, com os acessórios certos, sem perder o glamour. O relógio que destaca o laranja faz parte da sua última coleção de verão. Estes acessórios são representados no Brasil pelo Grupo Technos.

 

Tory Burch é considerada um fenômeno no mundo dos negócios. Com apenas 46 anos, foi considerada a segunda mulher mais jovem da lista, elaborada pela Forbes, a fazer fortuna sozinha. Isto significa que esta posição não foi conquistada por receber herança de pais ou marido ricos. E o mais surpreendente é que grande parte deste sucesso empresarial se deve a um produto básico, uma sapatilha, lançada em 2005. A linha com modelos coloridos de couro, batizada Reva, em homenagem à mãe da estilista, foi adotada de imediato por celebridades, como a apresentadora Oprah Winfrey, e ganhou pés badalados como os das personagens do seriado Gossips Girls.

O estilo “all-american chic” adotado pela designer – roupas com um toque esportivo, mas plenas de sofisticação – vem de berço. Desde criança, conviveu com o mundo da alta-sociedade norte-americana  por onde circulavam seus abastados pais. Uma herança que Tory Burch soube traduzir bem para a sua bem sucedida moda.

O lançamento da marca aconteceu em fevereiro de 2004 expressando em cada detalhe a proposta de sua criadora: a de refletir um estilo de vida que alia o glamour com a praticidade – vide o sucesso das sapatilhas. Surgiu como uma pequena boutique no bairro Nolita, em Manhattan, cujo espaço foi projetado para parecer residencial. Um contraste com os interiores minimalistas no varejo da época, a loja abria portas (laqueadas na cor laranja)  para uma ambientação, inspirada pelo designer de interiores David Hicks, que incluía candelabros com folhas douradas, sofás confortáveis, cortinas de veludo e peças Lucite. Fórmula que foi e continua sendo repetida em todos os endereços Tory Burch espalhados pelo mundo, incluindo o curitibano do Pátio Batel.

Atualmente a grife conta com linhas de roupas, sapatos e bolsas. Mas sua logo também está presente em óculos, em parceria com a Luxottica, fragrâncias e beleza com a Estée Lauder e relógios com a Fóssil. 

 Os  relógios compõem o mais recente lançamento da marca neste indispensável acessório. Tendo como inspiração a  joalheria vintage, a linha inclui modelos que receberam nomes em homenagem a um membro da famíliaTory. Por exemplo, o The Buddy faz referência ao pai da designer enquanto o The Reva à sua mãe. Já as bolsas Tory Burch são pensadas  para acompanhar a mulher em qualquer ocasião. No trabalho, na festa, nas tão sonhadas férias no resort.