por Nereide Michel em 02/12/2024
A expectativa é que a porcentagem tende a subir diante dos alertas sobre as nefastas consequências que o desperdício desmesurado provoca no equilíbrio dos ecossistemas. E também diante de ações que estimulam a adesão de atitudes sustentáveis no dia a dia para prevenir danos às boas condições de vida no planeta por nós habitado. Dados apontam que 32,7% dos pequenos empresários brasileiros implementam algum tipo de prática relacionada à circularidade em seus negócios, embora apenas 16,51% tenham conhecimento aprofundado sobre o tema. Cenário que reforça que o modelo produtivo predominante em nosso país ainda carece de mudanças urgentes para desacelerar interferências negativas no meio ambiente. Exemplos, contudo, não faltam de conscientização por parte de empresários sobre a sua responsabilidade para reverter tal situação.
Depois de um pisar sustentável, as sandálias Linus agora se transformam em caminho para fazer a economia circular. É dar exemplo com o seu próprio exemplo. Lembrando que os calçados são feitos de plástico vegano – PVC microexpandido, 100% reciclável – e, portanto, podem cumprir naturalmente o seu ciclo sustentável. Mas, como destaca Isabela Chusid, CEO e fundadora da marca, o compromisso da empresa é também incentivar o consumidor a conhecer e participar de iniciativas inseridas neste contexto. Desta maneira, a Linus oferece a opção de pares usados, ou que apresentem defeitos, serem devolvidos em sua loja para lhes dar uma nova destinação. Os produtos são triturados com restos de pneus velhos e transformados em pisos de playground, projeto desenvolvido em parceria com a Playpiso, fornecedora oficial das Confederações Brasileiras de Tênis e Atletismo. A ação faz parte de um programa de economia circular ao promover a reutilização, reciclagem e redução de resíduos e que já demonstrou sua praticidade com a transformação do playground do Club Athletico Paulistano.
Se tem uma marca brasileira com destino traçado pela sustentabilidade, ela atende pelo nome de Osklen. É uma longa trajetória marcada pela pesquisa, desenvolvimento e lançamento de produtos enraizados em questões socioambientais. Um engajamento que voltou a se manifestar com a realização, em novembro, do G20 no Brasil, que contou com a presença de líderes globais reunidos para debater soluções para desafios econômicos, sociais e climáticos.
Oportunidade para a marca deixar o seu ativismo social vir à tona através do lançamento de uma linha composta por quatro t-shirts, inspirada na participação do time criativo da Osklen na Marcha Global pelo Clima em Nova York, em setembro de 2023. A equipe de artes documentou a manifestação, interagindo com ativistas de todo o mundo transformando esses registros em estampas que representam o desejo coletivo por mudança global. Produzidas em parceria com o Instituto-E, as peças contam com os benefícios sustentáveis de fibras recicladas, que reduzem o uso de produtos químicos e economizam água, além de amaciante natural à base de óleo de menta orgânica.