Conecte-se

por Nereide Michel em 13/12/2022

Pintura, fotografia e outras manifestações da arte estão expostas em espaços culturais que privilegiam a difusão da cultura paranaense.

Por meio da união das áreas de curadoria inclusiva, design vernacular, poesia e artes plásticas, a exposição “Além da Margem” busca explorar os cinco sentidos: olfato, paladar, tato, audição e visão. A mostra, que está na Biblioteca Central da Universidade Positivo, até o dia 16 de dezembro, tem a curadoria de Jaqueline Jerônima Silva e Letícia Wolf, e conta com dois artistas convidados: Roberto da Silveira de Moraes e Célio Barbosa dos Santos. 

De acordo com Letícia Wolf, o design vernacular é uma manifestação cultural do Brasil, que surge pela necessidade das classes mais vulneráveis de divulgar serviços como fachadas, produtos etc. “O vernacular é uma arte predominantemente artesanal, por isso existe uma grande variedade de fontes vernaculares”, explica. O objetivo, segundo ela, é aproximar essa manifestação cultural de deficientes visuais. “Eles nem sempre são contemplados. Então, desenvolvemos quadros com letras impressas em 3D, para que os usuários possam interagir com essas peças e enxergá-las de uma forma acessível para a realidade deles”, destaca a curadora.

Segundo Jaqueline Jerônima Silva, a curadoria inclusiva aliada ao design vernacular torna possível a exposição e a inclusão de deficientes visuais. “Queremos que os nossos visitantes admirem a exposição de uma maneira diferente e mais próxima: que eles fechem os olhos, façam uma imersão, se conectem ao mais profundo dos seus âmagos, fazendo uma viagem interior, além da margem. Permitam-se conectar”.

ONDE ESTÁ

EXPOSIÇÃO INCLUSIVA ALÉM DA MARGEM

Biblioteca Central da Universidade Positivo. Subsolo 1

Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Ecoville

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados, das 8h às 13h

Entrada gratuita.

Até 16 de dezembro

Para estimular o consumo da cultura, o NH Curitiba The Five reuniu na exposição Diversidade 28 obras de 14 artistas paranaenses de diferentes gerações numa celebração à multifacetada arte contemporânea por meio de pinturas, colagens e fotografias. Adelina Nishiyama, Carlos Rocha, Celso Parubocz, Cristina Sá, Isaura Antunes, João Coviello, Jociane Lesuk, Juliano Benazzi, Kátia Kimieck, Lidia Saczkovski, Maria Bado, Silvana Passos, Susana Goienetxe e Tati Pedrini assinam os trabalhos que resultaram de uma variedade de técnicas e inspirações.

A mostra é composta por pinturas em técnicas como acrílica sem tela, técnica mista etc e a maioria com dimensões de 1mx1m. O grupo de artistas participa do Ateleir Cacev, da artista plástico Edilson Viriato.

ONDE ESTÁ

DIVERSIDADE

Lobby do NH Curitiba The Five

Rua Nunes Machado, 68

Até 19 de dezembro