Conecte-se

por Nereide Michel em 14/05/2024

SINFONIA DE MARIA

Wellington Barz

Wellington Barz

Como todo artista, Maria de Francisco deixa que os pincéis assumam o comando de suas pinturas. Ela sabe que eles vão seguir exatamente o que a sua sensibilidade pretende para dar formas e cores a uma tela. E se Maria desejar que uma sinfonia se traduza em tonalidades harmoniosas para compor parceria com a Natureza? Ninguém duvida que ela receberá pedido de bis da plateia.

A exposição da artista plástica Maria de Francisco, em cartaz no Espaço de Arte Francis Bacon,  pode ser definida como ” uma dança das cores que se desenrola na tela branca e conduz o olhar para uma sinfonia em aquarela, onde cada pincelada é uma nota, cada nuance uma melodia, e cada obra uma partitura da alma”.

“Sinfonia em Aquarela” batiza a série de 31 obras concebidas a partir de observações de elementos do cotidiano, imagens oníricas e inspirações despertadas através de filmes. Maria transita entre arte clássica e contemporânea criando sua própria maneira de expressão. Para idealizar essa mostra ela fez uma analogia entre a Sinfonia e a Aquarela, pois “ambas são belas, leves e tocam profundamente nosso eu mais profundo.” 

ONDE ESTÁ

“SINFONIA EM AQUARELA”

MARIA DE FRANCISCO

Espaço de Arte Francis Bacon

Rua Nicarágua, 2453 – Bacacheri – Ordem Rosacruz (AMORC) 

 Até 23 de maio, das 13h30 às 17h

ARTE SOBREPOSTA

Stúdio Bruno Santos

Stúdio Bruno Santos

Contrastes, incompatibilidade, sobreposição de camadas e gestual. Essas são as características marcantes do trabalho de Sila Lima, presentes na sua exposição individual “Sobreposições”, em cartaz no Multiespaço São Francisco 179. Nela estão 30 obras, em vários tamanhos, a partir da técnica desenvolvida pela artista plástica, “Tintas incompatíveis sobre tela”,  que, como o nome indica, reúne materiais tão diversos como tintas acrílica, óleo, epóxi, álcool e automotiva durante o processo de criação.

A proposta de Sila para a mostra é apresentar as sobreposições de diversas camadas de tintas conectando duas formas de trabalho, uma mais caótica e a outra mais fluídica. Para a artista, apesar das diferenças, elas são complementares e remetem a uma sensação de tridimensionalidade.

ONDE ESTÁ

“SOBREPOSIÇÕES”

SILA LIMA

Multiespaço São Francisco 179

Rua São Francisco, 179,  Centro Histórico)

De terça a sábado das 14 às 20h e domingo das 14h às 18h

Até 27 de junho.

TRADIÇÃO E INOVAÇÃO

ACERVO JUAREZ MACHADO

Divulgação Artestil

Trinta e sete obras do acervo particular de Juarez Machado podem ser contempladas na Artestil Galeria de Arte, no Batel, graças à iniciativa de Liliana Cabral, representante do artista e curadora da mostra. Como destaca a galerista, a exposição traz quadros produzidos em suas cidades favoritas: Paris, Nice, Veneza, New York, Los Angeles e Rio de Janeiro e refletem sua vasta experiência e seu olhar único para expressar-se através da pintura. A receptividade da mostra, aberta em março, motivou a ampliação da data para a visitação – até 24 de maio.

Ao longo de mais de três décadas, Juarez Machado manteve o seu ateliê em Paris, onde se integrou ativamente ao movimento cultural  da cidade. Natural de Joinville, ele também trabalhou em estúdios em sua cidade natal e no Rio de Janeiro. Dedicou-se à criação do Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, comandado por seu irmão, Edson Busch Machado.

O multiartista catarinense Juarez Machado tem sua história ligada a Curitiba, para onde se mudou no início dos anos 1960 para estudar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Além de pintor e escultor, ele também foi ilustrador, cenógrafo para televisão e teatro, figurinista, escultor e cartunista, entre outros ofícios criativos. Fez um quadro de mímica e performance no programa Fantástico da Rede Globo, nos anos 1980, que é lembrado até os dias de hoje. Sua obra inspirou a fotografia do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, dirigido por Jean-Pierre Jeunet, amigo e frequentador de seu ateliê parisiense, em Montmartre. 

ONDE ESTÁ

“JUAREZ MACHADO – OBRAS DO ACERVO PARTICULAR”

Artestil Galeria de Arte

Rua Carlos de Carvalho, 1663  Batel

Terça a sexta, das 9h30 às 18h30 e sábado, das 9h30 às 13h30

Até 24 de maio

POTY INTERATIVO

Uma das mais interessantes – e interativas – exposições em homenagem aos 100 anos do nascimento de Poty Lazzarotto está em cartaz na Caixa Cultural Curitiba até 30 de junho. “Poty Expandido”, com curadoria de Juliane Fuganti,  convida o público a mergulhar em diferentes meios e mídias tecnológicas combinados às gravuras do artista curitibano – obras  expandidas em holografia, vídeo, mapping interativo, experiência imersiva em óculos 3D e realidade aumentada. 

A essência da mostra é ampliar o diálogo entre o público e a arte, promovendo uma imersão interativa amparada na tecnologia para que as sutilezas das peças, gravuras e murais do artista se expandam no olhar e percepção dos visitantes.

Adicionalmente, integram a exposição o foto-documentário “Vagão do Armistício”, de Paulo Koehler, a obra holográfica criada por Vivaldo Vieira Neto especialmente para a mostra, e o registro inédito em VHSproduzido por Carlos Henrique Túllio, no início da década de 1990, em um raro registro de Poty gravando uma placa de metal em ponta seca.

“Poty Expandido” é uma realização da Rumo de Cultura, com apoio institucional do Museu Oscar Niemeyer – MON, Fundação Cultural de Curitiba e patrocínio Caixa e Governo Federal.

ONDE ESTÁ

“POTY EXPANDIDO”

 Caixa Cultural Curitiba

Galeria do 2º andar

Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro

(41) 4501-8722

De  terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados das 10h às 19h

Até 30 de junho

Entrada Franca

Livre para todos os públicos

 Site Curitiba | CAIXA Cultural

(41) 4501-8722