Linkultura

por Nereide Michel em 08/09/2015

“Percepção e perspectiva: A ressignificação do olhar”, é o tema da conversa com arte dos artistas visuais Leandro Erlich e Alexandre Orion, no palco do Teatro Bom Jesus, no dia 10 de setembro. Este é  o terceiro dos cinco encontros promovidos pela Montenegro Produções Culturais com objetivos como criar um olhar crítico e sensível e desenvolver o gosto pela arte, explorando as possibilidades de expressão e interpretação da diversidade Na pauta do debate, assuntos como: o despertar de novos olhares no cotidiano saturado, a desconstrução da memória coletiva, a transmutação de materiais e espaços em conceito artístico, o público como elemento das obras e mais ideias sobre os pontos de vista que multiplicam as possibilidades do real. O encontro trata ainda de questões como: formação de público próprio, nichos eruditos x popularização da arte, uso de materiais/cenários do cotidiano, a ressignificação de materiais e espaços, construção e distorção da realidade, permanência e perecibilidade das obras, panorama da arte sulamericana, linguagem da crítica de arte e segmentação do público e o despertar de novas percepções.

Leandro Erlich

Além do encontro, no mesmo dia acontece a pré-estreia da exposição  “Caleidoscopia” da curitibana Nicole Gulin e curadoria de Hugo Umberto.  A artista plástica trabalha com elementos gráficos e demonstra grande força nos desenhos, inseridos na composição da obra pela técnica da assemblage – que reúne desenho, pintura e colagem. A distorção da realidade a partir de quem a vê, de quem a ouve, de quem a sente ou quem assiste, é constante nos seus quadros. Nesse sentido a costura feita pela artista, em que interações físicas, visuais ou efeitos óticos se confundem com o ambiente imaginário presente na mente de cada espectador, leva a questionamentos. A exposição permanece no foyer do teatro até 28 de setembro e depois segue para o  espaço de evento do Hospital Pequeno Príncipe.

Conversarte conta  com o apoio da Gazeta do Povo e do Hospital Pequeno Príncipe, e é realizado por meio do Ministério da Cultura e incentivo da Lei Rouanet.

CONVERSARTE

Local: Teatro Bom Jesus, Rua 24 de Maio, 135, Centro, Curitiba.

Dia e hora: 1o de setembro, 20h

 Ingressos: R$ 26,00 (Inteira) e R$ 16,00 (Meia Entrada). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE). 

 Informações: (41) 3057-1069