Linkultura

por Nereide Michel em 17/07/2013

Lu Catoira especializou-se em jeans. Há algum tempo dedica pesquisas e vivências a este produto que nunca perde o “bonde da história”. Pelo contrário, faz parte de todos os seus capítulos, desde que surgiu há mais de 150 anos.  Ela é autora de dois livros sobre o assunto – um complementa o outro – Jeans, a roupa que transcende a moda, que está na 2ª edição, e  Moda Jeans, fantasia estética sem preconceito. Ambos pela Editora Ideias Letras

O fenômeno de uma roupa que está sempre na moda por que mais do que vestir fala sobre quem a usa é foco de pesquisas intensas e extensas  da  jornalista Lu Catoira.  Afinal, trata-se de uma  mania universal,  que já dura mais de um século!

Em Jeans, a roupa que transcende a moda, a autora além de contar a interessante origem do jeans, acompanha a sua evolução desde quando surgiu como “uniforme rudimentar” de mineradores americanos ao seu auge como peça-imagem de um estilo, nos anos 50. Os da mocidade rebelde e dos roqueiros, quando se assumiu como “roupa eternamente jovem”.  Foi presença incontestável nos movimentos sociais dos anos 60 e acompanhou a onda hippie da paz e do amor da década de 70. Enfim, ao acompanhar os “caprichos” de cada período o jeans foi se adaptando às expectativas  das gerações mantendo-se -se firme no seu posto: é a peça que não falta em quase nenhum guarda-roupa. O “quase” fica por conta da “determinação própria do jeans” de conquistar mesmo os corações mais teimosamente clássicos –  que ainda os há!

 Em sua segunda obra, Moda Jeans, fantasia estética sem preconceito, Lu Catoira analisa os valores da cultura contemporânea e a fantasia estética expressados por este produto. Valores trabalhados pela comunicação e pelo marketing, que utilizam estratégias específicas para cada público, estimulando a carga emocional que envolve o consumo para despertar o desejo de compra. O livro mostra também que a dinâmica do jeans está presente em cada indivíduo, construindo uma trajetória de sucesso. O mercado elabora, a mídia divulga e o consumidor se envolve nas fantasias estéticas, sem qualquer preconceito.

 Com mais de 30 anos trabalhando com moda, a  jornalista e publicitária Lu Catoira presta consultorias a empresas e produz matérias para sites, revistas e jornais como O Globo e a revista World Fashion. Faz parte dos livros Plugados na Moda” e  46 Livros de Moda” e é verbete em O Brasil na Moda, de Paulo Borges, e no Dicionário da Moda, de Marco Sabino.

Mais informações: www.dgnk.com.br