Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 08/12/2016

A Namix entra no circuito da moda inserida no contexto da ecosustentabilidade. Uma expectativa contemporânea que encontrou receptividade junto à empresária Michelle Jamur, que inaugurou a multimarcas em 2004  com a proposta de trazer para Curitiba peças exclusivas de destacadas grifes brasileiras dando oportunidade também ao trabalho de novos estilistas que atendam ao perfil da loja.

Desde  7 de dezembro, a Namix conta com um corner dedicado às marcas Catarina Mina, La Loba, Svetlana, PP Acessórios e Tarantula Vintage, que integram o projeto EcoEra, impulsionado por Chiara Gadaleta, expert em moda e sustentabilidade. A estilista, aliás, foi a atração principal do evento de lançamento do espaço na multimarcas.

AS MARCAS

Catarina Mina é reconhecida nacionalmente por ser a primeira marca do Brasil a abrir os custos de sua produção – bolsas feitas à mão. São peças artesanais que refletem a dedicação de todo o processo que envolve o nascimento de cada criação e sua inserção no segmento sofisticado do luxo valorizado pelo artesanato. Com o projeto #umaconversasincera, que já recebeu o prêmio ECOERA da Vogue, a marca quadriplicou o número de mulheres artesãs de comunidades no Ceará envolvidas no processo, sem tornar a produção seriada, mantendo o cuidado com cada peça e principalmente tirando algumas das profissionais envolvidas em situação de vulnerabilidade social. Desde sua criação, a marca já desenvolveu produtos de Private Label para grandes nomes como: Osklen, Água de Coco, Maria Filó, entre outros.

 

La Loba é uma das pioneiras na produção de bolsas veganas no Brasil; seus modelos exclusivos são produzidos sem o uso de qualquer insumo animal. Criada em 2013 pela empresária Kaline Demarchi, a marca atemporal é desprendida de modismos e tendências externamente ditadas. As bolsas, produzidas em uma fábrica especializada, são feitas apenas com sintético de altíssima qualidade, para substituir o couro, e com tecidos à base de algodão e poliéster.

Svetlana é o projeto concretizado pela  estilista e designer Mariana Iacia, vegana de “de corpo e alma”, que percebeu que faltava na moda brasileira marcas que seguissem a linha cruelty free. Sem couro, camurça, pele e nem seda, e nada testado em animais, as suas coleções trazem inspirações desde o cinema B europeu e artistas de rua, até o encontro entre Miami e o Brasil. Roupas, maxiacessórios, almofadas, canecas e pratos de porcelana com estampas kitsch  fazem parte do do seu portfólio.

PP Acessórios “repensa” a produção e o consumo do couro na moda reaproveitando peles que não têm utilidade para uma fabricação industrial e seriam, portanto, descartadas.  O caráter exclusivo do couro é resultado de peças feitas à mão, trabalhadas em atelier, para vestir o corpo e a casa.

A Namix é a primeira multimarcas a investir num corner eco-sustentável em Curitiba e em Trancoso, onde lançará sua pop-up store no verão. Também fazem parte do espaço as joalherias Epiphanie e Victoria Sayeg e a marca de acessórios Nangara.

ONDE ESTÁ

Namix, Rua Recife, 51, Cabral, Curitiba

www.namix.com.br