Coisas Novas

por Nereide Michel em 28/07/2014

“Acabei de me apresentar à minha família! Como é bom ter esta acolhida tão afetuosa! Do berço percebo em cada detalhe do meu primeiro quarto uma prova do carinho que a espera da minha chegada despertou!”

Impossível saber o que se passa na cabecinha de quem está começando a descobrir o mundo. Mas é fácil traduzir pelas suas reações o quanto se sente amado ao ser recebido em um ambiente planejado especialmente para dar as boas-vindas a quem agora é o foco principal das atenções na casa. Por isso, ao assumir  o projeto de um quarto infantil, arquitetos e designers aceitam também uma responsabilidade extra: agradar a um cliente para o qual se deseja uma vida de sonho e encantamento.

Sem dúvida, esta é a inspiração que deu origem aos ambientes assinados por Carla Gil Heller e Fernanda Gil Heller, Carlos Tietjen, Erika Fukunishi e Thalita M. Miyawaki, Fernanda Jung, Gislaine Bezerra Tourinho, Karla Bender e Filipe Bender, que podem ser conferidos na 1ª Casa Baby Dreams. Nela estão sugestões irresistíveis para quartos de bebê e também para os mais crescidinhos. Já a arquiteta Renata Mueller buscou no “fora do comum” a sua proposta de espaço para uma princesinha moderna.

  TENDÊNCIAS

Na 1ª Casa Baby Dreams, composta por 14 ambientes assinados por arquitetos e designers, é possível comprovar que também na decoração infantil existem tendências. Novidades em móveis, cores, iluminação, texturas e tecidos foram acrescentados aos projetos. A mescla de móveis prontos com os planejados, para melhor aproveitamento de espaço, placas de MSF com texturas diferenciadas estão em paredes e no mobiliário – como as de camurça e linho – cores nos berços e mesas fogem do clássico branco. Detalhes em dourado e tecidos, como a renda e tafetá, dão ares principescos aos quartos. Na iluminação, destaque para a inserção de focos indiretos e  a utilização de luzes de LED em móveis, forros de gesso e painéis de madeira.

 CRESCER COM OS SEUS SONHOS

 

O ambiente realizado pelas arquitetas Erika Fukunishi e Thalita M. Miyawaki, da EFTM Arquitetura,  partiu da inspiração “O Reino da Princesa”, cujas características são enfatizadas pelos detalhes da decoração de ursos com coroas e quadros relacionados ao tema, pelo mobiliário da linha Toulon, da Sleeper, e pela delicadeza do dossel cobrindo o berço. Um rasgo iluminado, revestido de papel de parede floral, integra o forro de drywall e a parede de marcenaria. Painéis em branco texturizado da MasisaBlanche promovem acabamento similar ao tecido. O berço aparece como centro das atenções. O  projeto inclui também a praticidade de uma cama de apoio e uma cômoda.

“O Quarto dos Gêmeos”, projetado pela arquiteta Fernanda Jung, partiu da  ideia de criação de dois ambientes, um para menino e outro para menina, com uma única atmosfera. São quartos iguais, um de frente para o outro, mas em tonalidades diferentes. O masculino vem com listras em tons de azul e bege e o feminino em rosa e bege. Os enfeites são unificados também, com o tema urso, que é unissex, assim como os móveis todos na cor branca. Para complementar a decoração, Fernanda utilizou painéis Masisa Trama atrás dos berços e MasisaBlanche em móveis com nichos e portas de correr.

Chamado de “Olívia e Sophia”, o espaço projetado pela arquiteta Gislaine Bezerra Tourinho é lúdico e moderno. As paredes ganharam movimento e colorido com a colocação de nichos redondos dispostos assimetricamente e a utilização de pintura com padrão de listras em tons que variam do cereja até o branco. Móveis em branco e amadeirado, bem como um rodapé alto, quase como uma boiserie, feito com painéis MasisaBlanche, levam conforto e neutralidade ao ambiente. Para mais aconchego, tapetes redondos da Yellowart.

O projeto conceitual do arquiteto Carlos Tietjen remete ao  filme “Frozen: Uma Aventura Congelante”. “Júlia e a Princesa – Um sonho em todos os sentidos” é um quarto para uma menina contemporânea, que tem contato com arte desde bebê. Diferente do convencional, o espaço não utiliza o rosa, mas tons de bege. Os revestimentos das paredes e a composição do espaço são nos materiais Masisa Linho e Masisa Camurça, enquanto o mobiliário é um clássico renovado da linha Ópera, da Cia do Móvel. Os elementos do filme estão em todos os detalhes: o tapete branco simboliza a neve; o lustre de cristal representa o castelo de gelo e o espelho plotado com um trecho da trilha sonora é o momento em que a princesa, que não sabia do seu poder, se identifica. Ao abrir o armário é revelado um novo padrão exclusivo Baby Dreams: ”Um Sonho em Todos os Sentidos”.

Responsáveis pelo ambiente  voltado para meninas a partir dos três anos de idade, a designer de interiores Carla Gil Heller e a arquiteta Fernanda Gil Heller buscaram criar um lugar agradável e tranquilo para o sono, mas também interativo e apropriado para a faixa etária. O provençal e o contemporâneo aparecem no mobiliário da Cia do Móvel e da Manfroi Móveis Planejados. A paleta de cores vai do branco ao bege, com detalhes em rosa blush. Tons de rosa e verde são encontrados no papel de parede para dar mais personalidade ao ambiente. O projeto fica completo com colcha e cortina da MariliDecor, iluminação embutida e decorativa da GreyHouse  e piso vinílico da Kapazi.

O conceito do ambiente assinado pelos arquitetos da Bender Arquitetura, denominado Quarto Aloha , é oferecer um espaço com uma estrutura atemporal. O quarto é voltado para meninos a partir dos três anos de idade, mas, por possuir móveis como uma cama de solteiro, se adapta ao crescimento da criança. No projeto luminotécnico Karla e Filipe Bender utilizaram  LED em fitas, lustres e luminárias da GreyHouse. Na temática, a escolha pelo surfe aparece nos enfeites. Outro destaque é a brinquedoteca, criada no espaço embaixo de uma escada, e que recebeu  painéis Masisa Ágata e Masisa Branco Platinum.

ONDE ESTÁ

 Organizada por Luis Miguel Sampaio e Thereza Sampaio, administradores da Baby Dreams, loja de mobiliário e artigos para mães e bebês, a 1° Casa Baby Dreams conta com o apoio da Masisa e vai ficar aberta até maio de 2015.

Endereço: Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 1310 – Batel

Horário: de segunda à sexta-feira das 9h às 19h e, aos sábados, das 9h às 18h

Telefone: (41) 3222-0688

FORA DO COMUM

Qual a cor de menina? Rosa. E de menino? Azul. Mas é possível fugir das cores tradicionais e inovar nos projetos para um quarto infantil, sem perder o clima de encanto e sonho que o espaço requer. Esta é a proposta da arquiteta e designer Renata Mueller ao assinar este ambiente  que mescla o verde, branco e rosa claro. O painel de flores na parede é criação da profissional e confere um ar sofisticado, charmoso e divertido ao quarto. O berço também é único, as grades de madeira foram substituídas por acrílico espesso que possibilita ver todo o enxoval, sem barreiras.

ONDE ESTÁ

Renata Mueller: Rua: Visconde do Rio Branco, 1717, sala 64. Centro, Curitiba

Fone: (41) 3223-4380

http://www.renatamueller.com.br/