Coisas Novas

por Nereide Michel em 24/09/2019

Em tempos globalizados o espírito coletivo paira sobre o comportamento dos empreendedores. O compartilhamento de ideias, experiências e contatos é consequência de uma comunicação mais aberta e ampla, que desconhece fronteiras. E que, portanto, encontra ressonância imediata em pares, parceiros e consumidores ideais para produtos e serviços.

Em Curitiba, a Coletiza, comandada por Patrícia Backes, é uma das referências exemplares de como a convivência empresarial em um mesmo espaço pode gerar boas oportunidades de negócios. Uma proposta bem sucedida mas com potencial de abarcar novas e interessantes possibilidades. Possibilidades estas que foram colocadas em prática a partir da conjunção de objetivos entre Patrícia e Ticiana Martinez, empreendedora da Ôda Design Club, e que resultou em uma Coletiza renovada que abriga, desde o dia 21 de setembro, novos focos de atividades – todos movimentados pela criatividade. Uma iniciativa que conquistou a chancela da Suvinil, através de sua revendedora local, Tintas Vergínia, que emprestará suas cores para permear os projetos da casa coletiva. Como aconteceu no evento inaugural do espaço quando a arquiteta Talita Nogueira, o artista plástico André Mendes e o designer Alberth Diego, da Dsgn Selo, uniram inspirações para criar uma vibrante instalação no ambiente. 

Amanda Lavorato

Design, moda, gastronomia e educação foram contemplados no projeto de reposicionamento da Coletiza, que busca afirmar a pluralidade entre conexões criativas, das quais todos os integrantes podem colher bons frutos. Outfit4You, ÔDA, A Grande Escola, Humans at Work, Australis e o espaço gastronômico MADA estão entre as suas opções. O objetivo é também atrair um novo público, que interessado em uma das atividades passa a conhecer as demais.

ESPAÇO DE IDEIAS

O galpão da Coletiza já abrigou  uma fábrica e foi totalmente reformulado pela Solo Arquitetos, que  preservou as suas características arquitetônicas, ressignificando os espaços e imprimindo uma linguagem visual contemporânea. A configuração da loja permite circular pelos ambientes, surpreendendo pela versatilidade e funcionalidade na exposição de produtos e no atendimento dos serviços.

Amanda Lavorato

 A Australis, uma pequena loja de chás e plantas, dá as boas-vindas a quem chega com sua  arquitetura minimalista, que privilegia encaixes de madeira numa ambientação que transmite tranquilidade e descontração. Segue o conceito de slow living – desacelerar, aquietar, dar atenção ao presente – oferecendo  uma experiência de infusões para o dia a dia. Os blends selecionados podem ser degustados no local, na opção to-go ou embalados para preparar em casa. Por ser uma ramificação da Borealis Plantas, há uma seleção de flores secas voltada para projetos de interiores, disponíveis na versão de arranjos ou quadros.

Amanda Lavorato

A Outfit4You é o espaço da moda, onde uma apurada curadoria seleciona marcas autorais contemporâneas e preocupadas com o consumo consciente. A multimarcas foi criada há 8 anos por  Patricia Backes e se transformou na primeira âncora da loja desde sua abertura. Hoje ela compartilha o setor com a grife Rocio Canvas e a designer de joias Bruna Bomfim.

No segmento da ÔDA, mobiliário com peças autorais, exclusivas e colecionáveis, ampliaram o portifólio da loja, que trabalha com obras de arte e design contemporâneos, que surpreendem pela originalidade. Resultado do trabalho de garimpagem de sua idealizadora,Ticiana Martinez, que assume também  a curadoria de eventos envolvendo a sua especialidade e que irão compor a programação da Coletiza.

Amanda Lavorato

A Grande Escola e a Humans at Work, que se uniram em 2017, ganham espaço para realizar atividades diferenciadas visando a educação e ações envolvendo o crescimento pessoal e profissional. A Grande Escola, escola das coisas que não se aprendem na escola, promove cursos e eventos com foco absoluto na vida – felicidade, tempo, relacionamentos, meditação, consumo consciente, sentido de vida, impacto e saúde. Já a Humans at Work promove o desenvolvimento humano nas organizações, além de realizar pesquisa para estabelecer o índice de felicidade em empresas de todo o Brasil.

Amanda Lavorato

Opções de lanche, almoço e jantar com foco na cozinha criativa e acessível, assinada pelo chef Beto Madalosso, são atrativos irresistíveis  do bistrô MADA. À noite, o menu sugere pizza e comida italiana descomplicada, com uma carta de vinho enxuta e acessível. Para o almoço, cardápio fixo e mais a surpresa do “prato do dia”. Durante o dia, opções de sanduíches autorais e doces típicos italianos, como o cannoli e tiramisú.

+ INFOS

COLETIZA

Endereço: Saldanha Marinho, 1.230, Centro

Comunicação: @coletiza; facebook.com/coletiza

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10 às 19; sábado, das 11 às 18 horas.

Bistrô MADA: terça a sábado, das 10 à meia-noite