COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 11/12/2014

Estar na moda nem sempre implica em percorrer exaustivamente lojas buscando as novidades para a temporada. E, muitas vezes, assustar-se com o preço de uma blusa ou uma saia. Estar na moda também é estar consciente de que ao se adquirir uma peça esta vai se traduzir em benefício a quem necessita do carinho da solidariedade. Por isso, a dica para quem quer incluir roupas e acessórios da estação,sem gastar muito, é ficar atento a ações como o “Chic é ser Solidário”  da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Fashion Show do International School of Curitiba e projeto Fazendo Renda, do IBGPEX do grupo Uninter.

“CHIC É SER SOLIDÁRIO”

O sucesso da primeira ação, realizada no ano passado, voltou a reunir a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas e a equipe do suplemento Viver Bem, da Gazeta do Povo, para a realização do “Chic é ser Solidário”, com os lançamentos para o Verão 2015. Em parceria com o Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest), que doou 437 peças, disponibilizadas por shoppings atacadistas e indústrias de confecção da cidade, o desfile, realizado no saguão do Hospital de Clínicas, mostrou na passarela os hits da estação mais quente e aguardada do ano.

As peças doadas, a preços bastante convidativos, estão à venda na boutique dos Amigos do HC, até do dia 18 de dezembro, com renda total convertida para ações do Hospital de Clínicas. A associação e a butique estão localizadas na Avenida Agostinho Leão Júnior, 336, Alto da Glória, Curitiba.

 Associação dos Amigos do HC é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em setembro de 1986, que trabalha para angariar recursos e congregar esforços da comunidade em prol do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

 O SHOW DOS ESTUDANTES

Com o objetivo de angariar fundos para o Projeto Ilha Rasa, alunos do International School of Curitiba (ISC) realizaram o Fashion Show, desfile beneficente, que aconteceu no dia 6 de dezembro no Hotel Bourbon, em Curitiba. Os modelos foram alunos e funcionários da escola e todo o valor arrecadado com a entrada do evento –  R$ 2.200,00 – foi revertido para o Projeto Ilha Rasa. Nele, os estudantes visitam a ilha, fazem reformas e construções para os moradores e ajudam a arrecadar dinheiro para a educação de crianças de três colégios locais.

FAZENDO RENDA

O Instituto Brasileiro de Graduação, Pós- Graduação e Extensão (IBGPEX), braço de responsabilidade social do Grupo Uninter, realizou no dia 9 de dezembro a 5ª edição do desfile de vestuário feminino Fazendo Renda. Na passarela, 30 opções de moda sustentável entre vestidos, saias, colares e pulseiras, feitos com produtos reciclados enviados pela indústria têxtil e produzidos pelas alunas dos grupos de capacitação e produção, que fazem parte do projeto.  Criado em 2008, e  coordenado por Elizabeth Bernardi, com o objetivo de capacitar e qualificar mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social, com geração de renda por meio do artesanato com materiais reciclados, o projeto recebe retalhos de ateliês de alta costura, malharias e da camisaria Dudalina.

Nesta edição, além do desfile, a organização decidiu inovar com a apresentação de outros projetos sociais desenvolvidos ao longo do ano. “Nosso principal objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da música, da arte e do trabalho”, destaca Adenir dos Santos, diretora do IBGPEX. Assim na programação foram incluídas a exposição  Pinceladas da Vida, com obras de 15 alunos do curso de pintura em tela, e a apresentação da Cantata de Natal. Esta a cargo da oficina de música do projeto Jovem Cidadão, que insere crianças e adolescentes de escolas públicas, encaminhados pela Fundação de Ação Social (FAS), na vivência musical e nas práticas socioculturais.

O Fazendo Renda aconteceu no auditório do campus Garcez do Centro Internacional Uninter e reuniu mais de 100 pessoas.