por Nereide Michel em 13/08/2025
Chocolate e chá unidos com um único propósito: conferir um duplo prazer ao paladar dos que aceitarem o convite para viver esta inusitada experiência. Dois produtos são os protagonistas, ou anfitriões, desse memorável estímulo aos sentidos: Utopia Tropical e o matcha. Uma junção entre tradição, arte e sustentabilidade que tem o seu lançamento agendado para o dia 17 de agosto, a partir das 11 horas, no charmoso café compartilhado com o NovoLouvre, no setor histórico de Curitiba. O passo inicial de uma ação batizada Agosto Verde e com uma programação estendida para os dias 18, 21, 23 e 24 do mês 8 do calendário.
OS PROTAGONISTAS

@pelosolhosdesabrina
Utopia Tropical é uma fábrica-curadoria de chocolates e experiências. Criada, em Curitiba, há quatro anos, pelo franco-suíço Julian Caron Lys, a marca mistura cacau selvagem amazônico, arte independente e propósito em tudo o que faz. Da escolha dos ingredientes à estética das embalagens, cada detalhe é pensado para ser bonito, gostoso e transformador. Um chocolate que, além da sua característica doçura, é cultura, manifesto e conexão com quem produz. Revalorizar ecossistemas e comunidades e participar do circuito criativo da cidade, construindo pontes entre sabores e ideias, estão entre as propostas traçadas pelo idealizador da marca.
Matcha, originário da Ásia, é descrito como um pó verde vibrante, preparado com folhas da Camellia sinensis, cultivadas na sombra para absorver mais clorofila e nutrientes. O resultado? Um chá em pó finíssimo, cheio de personalidade, que conquista tanto pelo sabor suave, levemente adocicado, com aquele toque umami, que desperta o vontade do “quero mais”, quanto pela energia boa que traz.
Segundo Julian Caron Lys, “estamos sempre buscando expandir o universo sensorial do chocolate. O matcha é como um primo espiritual do cacau: ambos são ritualísticos, conectam com a natureza e convidam à pausa.
“AGOSTO VERDE”

@pelosolhosdesabrina
A programação especial que une a Utopia Tropical e o universo do matcha começa no domingo, dia 17, com o lançamento da barra de chocolate branco com matcha cerimonial, ilustrada pela artista Monique Pak e produzido com manteiga de cacau selvagem do Rio Purus na Amazônia – ingredientes de origem controlada e perfil sensorial delicado.
Uma estreia que inclui o novo cardápio de bebidas com matcha Namu Matcha, do Café Utopia Tropical, e uma coleção cápsula autoral de camisetas e ecobags. A vibe do evento, que acontece no Café-Fábrica Utopia Tropical, será sonorizada por um set e um pocket show especiais com os artistas curitibanos o Bface & Dharma Jhaz. Trilha sonora perfeita para uma atmosfera única, sensorial e cheia de sabor.

@pelosolhosdesabrina
18 de agosto: Luateliê: Especial Matcha
Workshop sensorial que une conhecimento ancestral e prática contemporânea: introdução ao matcha cerimonial e dicas de como combinar chocolate branco e matcha em bebidas autorais. Uma imersão no universo da bebida verde com toque tropical. Atividade gratuita, das 15h às 17h, no Café Utopia Tropical. Música, bebidinhas, comidinhas e bom papo também estão no cardápio do encontro.
21 de agosto: Copa Matcha
Campeonato inédito no Brasil, em formato TNT (Thursday Night Throwdown), mas com matcha no lugar do café. O evento reúne baristas, designers de latte art e entusiastas da bebida para criar verdadeiras obras líquidas. A Copa Matcha é uma iniciativa da Namu Matcha, patrocinada por marcas como Monin, Nude, Kiro e a própria Utopia Tropical, e promete ser um marco na cena alternativa das cafeterias. Às 18h30, no Café Utopia Tropical. Aberta ao público.
23 e 24 de agosto: Feira Hallyu Korean Fest
Durante a feira em comemoração à cultura coreana em Curitiba, a Utopia Tropical marca presença com estande completo, focando na barra de matcha e nas bebidas especiais desenvolvidas pelo novo cardápio do delicado chá. Uma conexão inusitada e deliciosa entre a estética coreana e a brasilidade amazônica. Na Praça Afonso Botelho (em frente à Liga Arena), das 10h às 20h.
ONDE ESTÁ
Café-Fábrica Utopia Tropical, Rua Trajano Reis, 36, NovoLouvre, setor histórico de Curitiba. Aberto de quinta à domingo