Linkultura

por Nereide Michel em 25/10/2022

 Gala Lírica  é o tema do concerto da Orquestra Ladies Ensemble para outubro, dias 28 e 29, no Auditório Regina Casillo. No repertório estão árias selecionadas de conhecidas óperas, como ” O Palhaço”, “Barbeiro de Sevilha”, “La Bohème” e “Pescadores de Pérola”. Uma noite especial com um elenco igualmente especial de solistas: o tenor Jefferson Pires e o barítono Thiago Montero, ambos de Curitiba, a mezzo-soprano paulista Juliana Taino e a soprano Michele Coelho, paranaense de Toledo. 

PROGRAMA

A Orquestra Ladies Ensemble inicia o programa com a abertura de La gazza ladra, de Gioachino Rossini.

O barítono Thiago Montero interpreta a ária “Sí può?…Si può?”, da ópera “Palhaço”, de Ruggiero Leoncavallo.

“Una voce poco fa”, da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de  Rossini, na voz da mezzo-soprano Juliana Taino.

O tenor Jefferson Pires apresenta duas obras em sequência: “Au fond du temple saint”, da ópera “Os Pescadores de Pérolas”,  de Georges Bizet, com a participação de Thiago Montero; e “Vainement ma bien amée”, da ópera Le roi d’Ys, de Édouard Lalo. 

A soprano Michele de Coelho será Mimi, de La Bohème”, ópera de Puccini, ao cantar a ária “Quando m’en vo”.

AS LADIES DA ORQUESTRA

Marcelo Elias

Primeira orquestra formada só por mulheres no Brasil, a Ladies Ensemble atua desde 2009 e reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações, o grupo é expoente em um universo com diminuta presença feminina em posições de liderança e mostra que mulheres podem ser protagonistas em uma orquestra. 

Hoje com “casa própria” no Auditório Regina Casillo, a Ladies Ensemble tem entre suas missões a formação de plateia, a democratização da música clássica e a formação de musicistas. Desde seu início pioneiro como noneto até hoje, a orquestra influencia e inspira outras mulheres a seguirem seus sonhos e paixões sem medo. Um sonho concretizado pela sua diretora artística e idealizadora do projeto, Fabíola Akel.

+INFOS

GALA LÍRICA

Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo

 Rua Lourenço Pinto, 500, Centro, Curitiba 

Dias 28 e 29 de outubro, sexta e sábado

Ingressos:  R$ 35 (inteira) e R$ 17,50 (meia)

Vendas pelo Disk Ingressos: (41) 3315-0808 

Dia 28 – diskingressos.com.br/evento/761/28-10-2022/pr/curitiba/ladies-ensemble-gala-lirica 

Dia 29 – diskingressos.com.br/evento/762/29-10-2022/pr/curitiba/ladies-ensemble-gala-lirica 

Solicita-se doação de alimentos não perecíveis para o Hospital Pequeno Príncipe

Estacionamento gratuito no local

O projeto anual “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo” foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal. A instituição beneficiada é o Hospital Pequeno Príncipe,

FORMANDO PLATEIAS 

 O auditório Regina Casillo, no Solar do Rosário, recebeu em outubro um público muito especial: alunos do Colégio Segismundo Falarz, Colégio Estadual Euzébio da Motta, Escola Municipal Angelo Falavinha Dalprá e do Instituto Beija-Flor (IBF). Ao todo, 600 crianças participaram de atividades relacionadas à música erudita e assistiram a uma apresentação preparada para a formação de novas plateias. Após serem recepcionados com um lanche, os alunos aprenderam, de forma lúdica, o beabá da música clássica com a professora Clarice Miranda e tiveram contato com as diversas famílias de instrumentos musicais. Já o repertório, selecionado pela a diretora artística e idealizadora da orquestra Ladies Ensemble, Fabiola Bach Akel, incluiu músicas que “dialogam” com o público infantil.

Para a coordenadora do projeto, Lúcia Casillo Malucelli, estas ações junto ao público infanto-juvenil são muito gratificantes pois oferecem uma oportunidade única para muitas das crianças que não teriam oportunidade de interagir e conhecer de perto musicistas profissionais, instrumentos  e o próprio funcionamento de uma orquestra. “Nosso objetivo como instituição é difundir a cultura é ampliar o público para o repertório clássico. Nada melhor do que começar pela base, que são as crianças”, comenta. 

Além das visitas das escolas, a orquestra ainda realiza apresentações periódicas no Hospital Pequeno Príncipe, entidade beneficiada pelo projeto.