por Nereide Michel em 17/10/2024
Já se comemoraram mais de duas décadas desde que o tênis invadiu as passarelas das marcas de luxo nas principais semanas de moda do planeta. Ao aliar as características de um calçado esportivo – conforto e performance – ao ímpeto imaginativo de diretores criativos o resultado não poderia ser outro senão um produto impactante. Modelos causaram estranheza mas viraram hits nos pés de famosos ou dos que dispunham de saldo suficiente na conta bancária para obter o seu desejado par. Gucci, Balenciaga, Commes Des Garçons, entre outros nomes com tradição na alta-costura, seguiram por este caminho e até, com sua atitude ousada, geraram a “tendência dos tênis feios”.
A collab entre a Comme des Garcons e a Nike é longa e duradoura. Na temporada 2019/2020, as marcas lançaram o Nike Shox TL “Triple White”. Nele, correntes metálicas de prata envolvem a língua e através das molas Shox abaixo da parte superior.
A temporada 2024 confirma que parcerias entre as marcas de luxo e de tênis continuam em alta – lançamentos ainda suscitam espanto, mas, nem sempre. Alguns modelos são parceiros de looks que aliam conforto e sofisticação e circulam por vários ambientes esbanjando uma elegância cheia de personalidade.
Uma coleção sustentável, tendo Lewis Hamilton como rosto de campanha, é a novidade da Dior para a temporada 2024. A parceria, em ritmo de velocidade máxima permitida, apresenta modelos desenvolvidos com materiais que minimizam os impactos ambientais, como couro vegano e tecidos reciclados. A escolha do super campeão da Fórmula 1 pela marca de luxo levou em consideração o seu ativismo ambiental e social, que o transforma em símbolo de uma nova geração de consumidores e influenciadores que defendem a moda ética e sustentável.
A estilista francesa Isabel Marant, que busca sempre se apoiar na independência criativa para desenvolver suas coleções, encara com naturalidade aliar o seu nome a uma marca de tênis. No caso, a Converse. com a qual firmou parceria para o lançamento de uma linha cápsula com a proposta de dar uma nova configuração aos badalados Chucks. Como as duas marcas vivem na intersecção entre cultura e estilo – e têm um histórico como transgressoras de regras – o diálogo entre ambas fluiu com tranquilidade. Como atesta o recém-chegado às lojas Chuck 70 Wedge com o seu salto alto plataforma oculto e preso à parte superior do modelo. Um visual ousado que mira “a mulher comum com vida caótica” como de hábito se define a roupa de Isabel Marant.
O Chuck 70 Wedge está disponível no e-commerce brasileiro da Converse – converse.com.br