Linkultura

por Nereide Michel em 02/09/2025

Títulos recém-lançados por autores paranaenses encontram os seus leitores nos temas abordados em suas páginas. Da ficção à realidade, da poesia à prosa, da história recente ao conhecimento acadêmico, conteúdo não falta a quem busca num livro respostas aos seus questionamentos.

Heloísa Garrett, empresária, jornalista, escritora, atual presidente do LIDE Paraná, registrou nas páginas do seu livro “O que me trouxe até aqui – Raízes e Rumos”, publicação da editora ComPactos, fragmentos de sua trajetória profissional e pessoal. A autora optou por se expressar através de crônicas e contos ficcionais – uma coletânea de textos, não uma autobiografia, que narra as escolhas, encontros, renúncias, decisões que ela precisou tomar para chegar onde está hoje.

Organizado em capítulos que homenageiam clássicos da literatura, como “Razão e Sensibilidade”, “Grandes Esperanças”, “As promessas do horizonte” e “Nas dobras do mundo”, a obra une sutilezas e forças em uma trama tecida com lembranças de infância em Campo Largo, ausências que doeram, mas ensinaram, experiências profissionais, bem e malsucedidas, e projetos que descortinam um futuro promissor e de representatividade.

O lançamento de “O que me trouxe até aqui – Raízes e Rumos” aconteceu no dia 1º de setembro na Livraria da Vila, do Pátio Batel. Parte da renda da venda do livro será destinada ao projeto Catadores de Futuro, que forma filhos e netos jovens, de catadores de recicláveis para o mercado de tecnologia – uma iniciativa que transforma realidades.

 “Como fazer a verdadeira inclusão e engajar pessoas – Um guia prático para fazer a verdadeira inclusão” tem a assinatura de um especialista no assunto – Nilson Sampaio. A proposta da obra é trazer respostas para uma das maiores lacunas do mercado profissional: como transformar discursos sobre inclusão em resultados reais e sustentáveis. O autor tem especialização em Educação Especial e Inclusão, pela Universidade Federal do Paraná, em Neuroaprendizagem e formação continuada no trabalho colaborativo pedagógico para o TEA também na UFPR. E está concluindo uma Certificação Internacional em Análise do Comportamento QASP-S.

Com 200 páginas, o livro traz orientações claras e aplicáveis sobre como preparar empresas para receber pessoas com deficiência, como contratar de forma correta, quais direitos a lei garante, além de apresentar cases inspiradores de organizações e profissionais que implementaram a inclusão de forma exemplar, gerando impacto positivo nos negócios e na sociedade. 

Nilson Sampaio é referência em treinamentos profissionais e consultoria para inclusão, tendo formado centenas de gestores, líderes de RH e equipes operacionais. Seu método alia conhecimento técnico, sensibilidade humana e aplicação prática — um tripé que garante resultados. A obra, publicada pela editora Casa 6, foi escrita para líderes empresariais, profissionais de RH, gestores públicos, educadores e qualquer outra pessoa que queira compreender e aplicar a inclusão de forma concreta.

O livro pode ser adquirido, com entrega para todo o país, no site www.professorsampaio.com.br

O empresário do ramo de vendas Rafael Mendes parecia ter conquistado tudo o que muitos almejam: uma carreira sólida, prestígio no mercado e uma vida pessoal equilibrada. Mas foi justamente no auge dessa estabilidade que a depressão bateu à porta, apagando o brilho da rotina e levantando questionamentos sobre o que, de fato, importava. Na busca por se reencontrar, passou a olhar para dentro — com mais cuidado, escuta e empatia. E foi justamente na busca por respostas para perguntas como “qual é o meu propósito?” que ele mergulhou na filosofia estoica — nascida nos tempos de Marco Aurélio, Sêneca e Epicteto, baseada na busca pela virtude e pela felicidade — e que se mostrou permanecer surpreendentemente atual.

Assim nasceu “O Vendedor Estoico”,  recém-lançado pela Alta Books, escrito em parceria com o também empresário Mamá Brito, fundador da Fight Music Show, responsável por eventos que sacudiram o mercado de pay-per-view no Brasil, como a histórica luta entre Popó e Bambam. Na Amazon, a obra é TOP 100 na categoria Vendas e Vendedores.

 Rafael Mendes é fundador e CEO da RP Trader, hub de soluções em vendas B2B com sede em Curitiba, atendendo clientes de todo o país com um time de 60 colaboradores. É também professor e curador de conteúdo na Conquer, aceleradora de crescimento profissional do Grupo Wise Up, e colunista do GazzConecta. É também  autor de “Seja Visto e Lembrado”, que traz dicas práticas sobre posicionamento e influência no ambiente corporativo.

Com uma narrativa envolvente que mistura espionagem, suspense, ação e romance,  “O Décimo Terceiro Signo – O Serpentário” marca a estreia da curitibana Letícia Girata na literatura. O enredo gira em torno de Dalila, jovem de 18 anos com uma vida aparentemente comum — até ser recrutada para uma equipe secreta de agentes de elite. Missões perigosas, espiões, rivais mortais e um romance inesperado testam seus limites físicos e emocionais. A trama instiga o leitor com perguntas como: “Quando você está com uma arma apontada para sua cabeça, precisando usar seu treinamento para salvar as vidas das pessoas ao seu redor, a última coisa que você quer é se distrair pensando em amor. Será?”

A história nasceu durante a pandemia, quando Letícia, recém-mãe e em casa, resolveu se matricular em um curso de escrita criativa. Um exercício serviu de embrião ao livro, concluído em 2021, e que veio à luz, graças ao incentivo do marido, três anos depois, quando a Editora Viseu assumiu a sua publicação. A obra, lançada em agosto em Curitiba, no Café e Livraria Arte & Letra, vem recebendo elogios nas redes sociais e avaliações de 5 estrelas na Amazon,

 Leticia Girata é psicóloga e empresária, fundadora da loja de artigos infantis Le Bébé, em Curitiba, que está em atividade desde 2010 e começou a escrever aos 16 anos.