Vitrines Curitibanas

por Nereide Michel em 25/04/2019

(1) Beber uma taça de vinho.

(2) Saborear uma taça de vinho.

Não resta a menor dúvida que a segunda opção é a que melhor se adapta ao perfil de quem sabe apreciar as características do inebriante sabor de uma das bebidas mais antigas da humanidade. Presença constante nas narrativas bíblicas, o vinho acompanhou os passos da evolução de seguidas civilizações até alcançar o status para “connaisseurs” (“conhecedores”, sem demérito para os que tomam sua taça sem ter um apurado conhecimento do seu conteúdo), conseqüência natural de pesquisas e experimentos em vinhedos até chegar ao produto ideal. Aquele para ser sorvido estimulando a visão, o olfato e o paladar levando a se viver uma experiência única proporcionada por castas diferenciadas de uvas e de todo um processo envolvido na elaboração de cada tipo de vinho: tinto, rose, branco para ficarmos na classificação mais básica. Em cada um deles, centenas de oportunidades para recompensar os mais diversos desejos de consumo.

A experiência de saborear um vinho tendo, de forma fácil e acessível, informações sobre sua origem, casta de uva, categoria, classificação e graduação alcoólica está na origem de uma proposta concretizada pelo Pestana, em Curitiba. Na quarta-feira, dia 24 de abril, foi inaugurado anexo ao saguão do hotel, em parceria com a empresa Vivavinho, um espaço especialmente dedicado aos adeptos e futuros apaixonados pela envolvente bebida. A boa acolhida oferecida pela loja começa pela sua ambientação: fugindo do padrão de uma tradicional adega, o projeto valorizou uma inspiração futurista destacada pelo design high tech. Cores, iluminação e sinalizações foram escolhidas para simplificar ao máximo a agradável busca pelo tipo preferido de vinho. Na verdade, um convite para quem quer descobrir novos sabores e uma prática aula para quem está nas primeiras letras da cartilha de um connaisseur.

Cathedral Picture.

Segundo define Renzo Valadares, da diretoria da Vivavinho, “a essência da marca está baseada em criar um ambiente convidativo e amigável para que os clientes possam desfrutar de momentos agradáveis enquanto pesquisam e descobrem novas sensações físicas e emocionais evocadas pelo produto.”

 Para o diretor de operações da rede Pestana na América Latina, Gustavo Jarussi, presente no evento de inauguração do Vivavinho, esta parceria faz parte de uma estratégia de oferecer experiências únicas  para hóspedes e moradores da cidade. Em dezembro, por exemplo, foi inaugurado no hotel uma franquia do Buddha Spa, um oásis para relaxar em meio à agitação do centro curitibano.

Cathedral Picture

Na Vivavinho, os vinhos ficam expostos seguindo uma escala que segue do frutado ao intenso, passando por frescos, aveludados entre outros. Roteiro facilitado para encontrar o vinho de preferência.

ONDE ESTÁ

Vivavinho, Hotel Pestana, de portas abertas na Rua Comendador Araújo, 499.