Linkultura

por Nereide Michel em 19/06/2015

A pizza, pelas suas origens, nos conecta diretamente com a Itália. Independente de recheio são as tradições do país que acompanham o aroma irresistível que anuncia que uma delas está saindo do forno. A culinária, aliás, é uma das atividades mais lembradas quando se pesquisa a cultura de uma região. Afinal, ela também surgiu em decorrência de costumes, condições ambientais e sócio-econômicas de uma cidade ou estado. Vatapá remete de imediato à Bahia. Chucrutes, não tem jeito, acompanham os salsichões inseparáveis da cerveja alemã.

Seguindo a proposta de aliar cultura e culinária, a curitibana Mercearia Anos 30 propõe um verdadeiro tour gastronômico entre as opções oferecidas em seu rodízio de pizza, que inclui mais de 70 sabores. Afinal criatividade é o que não falta ao proprietário do restaurante, Marcelo Iódice, que há 15 anos recepciona os clientes com uma ambientação acolhedora inspirada, como o nome do estabelecimento sugere, nos anos 30. No menu, um convite para mergulhar na cultura de vários países, degustando pizzas que recebem o delicioso arremate de comidas típicas do Paraná (barreado); do Nordeste (carne seca com manteiga de garrafa); do México (tortilha) e Estados Unidos (Hot Dog). Fandango, xaxado, guarânias, rock dos anos 50 – nenhuma surpresa se estes ritmos assumirem as lembranças enquanto se saboreia um destes recheios.

Pizza com com gostinho paranaense. No recheio: Barreado

Pizza à mexicana, com massa de tortilha.

Impossível não deixar a mente viajar ao se escolher um dos sabores que fazem parte do circuito gastronômico da Mercearia Anos 30.

ONDE ESTÁ

MERCEARIA ANOS 30, Avenida Iguaçu, 3645, Seminário, Curitiba.

www.anos30.com.br