Coisas Novas

por Nereide Michel em 25/10/2016

A emoção da confirmação de que há um “bebê a bordo” vai ganhando novas nuances enquanto as semanas vão passando e o sonho tem data para ser concretizado. Sem dúvida, é este clima – de uma doce expectativa –  que norteia a Casa Baby Dreams, que já está em sua 3ª edição, e reúne arquitetos e decoradores na composição de um ambiente muito especial: aquele que vai acolher, com carinho, quem está chegando trazendo muito alegria à família toda. Cada profissional agrega ao seu espaço o estilo que o tornou reconhecido no mercado, mas, em todos os quartos é perceptível a emoção com que foram gerados os projetos.

Aqui estão alguns dos espaços decorados da III Casa Baby Dreams –  e seus diferenciais – para facilitar a tarefa da futura mamãe e do futuro papai de encontrar aquele ambiente que vai expressar da melhor maneira o que estão imaginando para dar às boas-vindas ao seu bebê.  

 Aline e Denise Bernacki (arquitetas)

Tema: Amor de Irmãs

Aline e Denise Bernacki são irmãs. Um bom motivo para repaginar o espaço, que na última edição da mostra foi  destinado a dois irmãos, para acolher duas graciosas meninas. O mobiliário foi mantido, mostrando a versatilidade das peças. Já detalhes como papéis de parede, enxoval e elementos decorativos foram adaptados à temática feminina.

Bruno Colle (arquiteto)

Tema: Menino Contemporâneo

O arquiteto Bruno Colle pensou em um quarto clean e versátil, criando uma base limpa que pode ser utilizada tanto para meninos como para meninas. O mix entre tons claros, azul e a madeira traz leveza e tranquilidade ao ambiente. Interessante o aproveitamento das paredes para expor fotos e objetos, como no painel atrás do sofá.

Fernanda Distéfano (arquiteta)

Tema: Reino Encantado de Arthur

A realeza serviu de inspiração para o quartinho projetado pela arquiteta Fernanda Distéfano. A profissional criou um reino encantado, com direito à dossel em formato de coroa e ursos de pelúcia vestidos como reis e príncipes. No mobiliário, peças em madeira jequitibá com branco dão um ar nobre ao projeto.

Gislaine Tourinho (arquiteta)

Tema: Irmãs no Petit Trianon

Um quarto para duas irmãs com idades diferentes, uma com poucas semanas e a outra com três anos, resultou em um espaço funcional e ao mesmo tempo lúdico. Inspirada nas cidades do interior da França, a decoração ganhou tons off-whites, paleta de rosa e bege, além de diferentes estampas, como debruns e listras. Nas paredes foram aplicados boiseries, intercalados com papel de parede com estampa Toile du Joie. O berço da Sleeper, lançado na mostra, e a cômoda e o trocador, “escondidos” no armário, são destaques.

Hellen Giacomitti (designer de interiores)

Tema: Viagem de Jackson

Que tal inovar no tema da decoração do quarto do bebê? Nova York é a inspiração do ambiente que ganhou uma das vitrines da Casa Baby Dreams. O contraponto entre o clássico e o moderno, muito presente na metrópole americana, pode ser visto no contraste entre móveis provençais e o enxoval personalizado com estampa de tijolinhos, também presentes no revestimento das paredes e no tapete. Os pendentes no estilo industrial e o painel fotográfico atrás do berço completam a ambientação. 

Janaina Macedo (engenheira civil)

Tema: Toca dos Ursinhos

O espaço foi pensado para um bebê cujos pais optaram por não saber o sexo antes do nascimento. A escolha do tema “Toca dos Ursinhos” generaliza a decoração, que também recebeu uma paleta de cores neutra e unissex. Composição de diferentes tecidos e revestimentos – como o tijolinho provençal e o papel de parede que sobe no teto, acompanhando as vigas e pilares em marcenaria – evita a monotonia no ambiente

Karen Camilotti (arquiteta)

Tema: Era uma vez uma menina … Boho Chic

Inspirado no movimento francês “Bohemian of Soho”, que surgiu em Nova York na década de 20 entre um grupo de intelectuais que misturava arte e moda, o quarto foi projetado para uma menina moderna. Daí a sua profusão de cores. O mobiliário clean na cor branca, com acrílico na lateral do berço e na frente das gavetas da cômoda, complementa o colorido do papel de parede, cortinas e enxoval, todos personalizados pela profissional. Na iluminação, pendentes em porcelana branca e interior dourado traduzem, com delicadeza, o conceito do projeto.

Luciana Glock (arquiteta)

Tema: Gêmeos

A questão fundamental no desenvolvimento do projeto foi respeitar as particularidades de cada bebê. Daí a escolha de berços com cores diferentes, um azul claro e o outro em madeira natural. Anjos inspiram a decoração e estão presentes nos objetos que enfeitam a estante, no tapete central em forma de asas, nos bordados das almofadas e nos quadros. Todo romantismo que o tema sugere é reforçado pelos arabescos estampados no papel de parede, painéis em madeira vazados, lembrando uma renda, e enxoval com rendas e tricô.   

Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande (arquiteto e designer)

Tema: White Dreams

A rosa é o destaque da vitrine assinada pela dupla Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande. Os profissionais desenharam um tapete de 3,20 metros de diâmetro onde a flor é a protagonista. Em estilo provençal, a decoração privilegia os tons rosa e branco e valoriza elementos delicados, como gaiolas, ursos e passarinhos. Um toque de glamour é conferido pela opção de um papel de parede com estampa oncinha e dossel no centro do quarto.

Renata McCartney (designer)

Tema: Lúdico e Funcional

 O estilo escandinavo conduz a uma proposta  clean e funcional, com poucos móveis, decoração pontual e um discreto charme lúdico.Tons off-white, cinza, amarelo e verde jade trazem aconchego ao espaço. Uma árvore prateleira e porta-livros, fixa na parede, e uma prateleira nicho com quatro casinhas, reforçam o design nórdico que permeia o ambiente. 

Renata Müeller (arquiteta)

Tema: Menino Urso

O desafio era repaginar a área de escritório e reuniões da loja transformando-a em um quarto para menino. Por isso, a arquiteta manteve a parte de marcenaria do ambiente e alterou o mobiliário solto e toda a parte de decoração para o tema masculino. Nas cores predominam o azul jeans, amarelo e cinza. Os móveis mesclam o provençal com o moderno.

Tatielly Zammar (arquiteta)

Tema: Old Toys

Brinquedos antigos e ursinhos de pelúcia tradicionais inspiram o ambiente – um resgate à ingenuidade infantil. Conceito atemporal pauta o projeto para o quarto de um menino, que recebeu papéis de parede em linho e estampa xadrez, em tons de azul jeans e fendi. No mobiliário, a mescla entre madeira jequitibá e laca, também na cor fendi, garante um ar sóbrio ao ambiente, que ganha descontração com a inserção de uma casinha funcional azul, utilizada como prateleira para livros e objetos decorativos. Dela também partem uma bancada para estudos ou brincadeiras e outras prateleiras com fundo espelhado.

ONDE ESTÁ

III Casa Baby Dreams pode ser visitada no endereço da loja, na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1310, no Batel. De segunda à sexta-feira, das 9h às 19h e, aos sábados, das 9h às 17h. Aberta até o final do ano.