Coisas Novas

por Nereide Michel em 20/03/2018

Os vencedores da quinta edição do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável – foram divulgados no dia 15 de março em evento realizado em São Paulo. Entre eles, estão projetos assinados por profissionais curitibanos: Estação Antártica Comandante Ferraz, do Estúdio 41 Arquitetura; Complexo Fabril para Multinacional do Setor de Óleo e Gás, do escritório Casacinco Arquitetos Associados e Residência HLC, do Escritório Elmor Arquitetura Eireli.

Segundo destaca Thierry Fournier, CEO da Saint-Gobain para Brasil, Chile e Argentina, “ o Prêmio já é referência no mercado brasileiro de arquitetura, tendo destacado centenas de projetos de estudantes e profissionais, que, em linha com os valores da empresa, promovem a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente em seu trabalho. Com a premiação, incentivamos o mercado a priorizar, cada vez mais, os conceitos de conforto e o bem-estar das pessoas nas edificações.”

CURITIBANOS PREMIADOS

1º lugar: Categoria Profisional – Projeto Institucional

ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ

Escritório: Estúdio 41 Arquitetura

Autor Responsável: Eron Costin

 Equipe: Dario Corrêa Durce, Emerson Vidigal, Fabio Henrique Faria, João Gabriel Rosa e Martin Kaufer Goic.

 Estação Brasileira de pesquisa científica na Antártica. Edifício composto de laboratórios, oficinas, acomodações, áreas técnicas e de suporte ao trabalho das equipes de cientistas e militares da Marinha do Brasil que realizam os trabalhos ao longo do verão antártico.

2º lugar: Categoria Profissional – Edificação Comercial  

COMPLEXO FABRIL PARA MULTINACIONAL DO SETOR DE ÓLEO E GÁS

Escritório: Casacinco Arquitetos Associados

Autor Responsável: Boris Madsen Cunha

Equipe: Jussara Rezende Specian, Ricardo Alberti, Rogerio Shibata e Rosiana Ruda Sant’ana

 Este complexo fabril nasceu da necessidade do cliente de modernizar e duplicar sua capacidade de produção anteriormente instalada em Curitiba. O complexo é composto por um site industrial de cerca de 42.000 m2 de área construída, separados em diversos edifícios fabris, e uma área corporativa de aproximadamente 11.000 m2 construídos. Os edifícios fabris, abrigam diversas instalações de alta tecnologia, para produção e teste de componentes submarinos de exploração de óleo e gás. O edifício corporativo acomoda todos os setores administrativos da empresa. É composto por apenas 3 pavimentos, organizados ao redor de um átrio central coberto de cerca de 25 x 30 m de vão. Os dois pavimentos superiores são destinados a escritórios e áreas coletivas de trabalho, sendo que o térreo forma um grande ambiente de acesso e convívio, com lounges, refeitórios e áreas comuns, de uso de todos os funcionários do complexo.

2º lugar Categoria Profissional – Edificação Residencial

RESIDÊNCIA HLC

Escritório: Elmor Arquitetura Eireli

Autor Responsável: Jorge Elmor Neto

Equipe: Eduardo Straub (Straub Junqueira), Henrique Elias Cury (Ecoquest), Henrique Machado de Mendonça (Etool Global) e Kika Camasmie.

 O comprometimento em ter como resultado uma edificação que proporcionasse qualidade de vida aos usuários e contribuísse com a cidade através de diretrizes sustentáveis deu-se desde a escolha do melhor terreno. Os proprietários do imóvel precisam se deslocar menos de 500 metros até o trabalho, percurso que fazem à pé. As pequenas dimensões do lote exigiam uma residência compacta e eficiente. Com os quartos orientados a noroeste, a “Casa Jardim” está solta no terreno, com pátios em ambos os lados. Quando as grandes portas de correr são recolhidas, a área social se integra com as áreas externas e dobra de tamanho. O cuidado com o conforto ambiental na residência e a preocupação com a demanda por mais recursos, com a reciclagem e descarte apropriado dos resíduos, bem como com a preservação do meio ambiente, se refletem nesta edificação através dos mais diversos conceitos e tecnologias empregados ao longo do processo.