COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 22/05/2025

A Geração Z, que inclui os nascidos entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2010, sem dúvida, está no alvo preferencial de produtos chegados ao mercado nas últimas temporadas, E não poderia ser diferente. Ela adota hábitos de consumo que correspondem às suas expectativas abandonando padrões de comportamento que deixaram de ser importantes no seu cotidiano. Um estilo de vida mais equilibrado, no qual saúde, bem-estar e autocontrole são prioridades, direciona, por exemplo, o lançamento de bebidas sem álcool.

Divulgação

Segundo levantamento da consultoria MindMiners, 55% dos brasileiros da Geração Z não consomem bebidas alcoólicas, como cerveja e vinho. Entre os que ainda consomem, 43% disseram querer reduzir essa ingestão. A tendência tem até nome: sober curious — algo como “curioso pela sobriedade”. No lugar das longas noites na balada, entram exercícios físicos, caminhadas no parque e rotinas mais saudáveis.

Enquanto no relatório da Research and Markets, o mercado global de bebidas sem álcool deve movimentar US$ 778,59 bilhões até 2029, frente aos US$ 630,68 bilhões projetados para 2025, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,4%. Brasil e Estados Unidos estão entre os países com maior potencial de crescimento no setor.

Divulgação

De olho no comportamento impulsionado pela Geração Z, marcas do setor de alimentação e bebidas vêm adaptando seus cardápios para atender aos desejos de um público que quer sabor e energia, mas sem excessos. A Go Coffee, rede de cafés especiais presente em todas as capitais brasileiras, apostou na tendência com o lançamento do Go Fresh, uma linha de bebidas geladas feitas com café verde e frutas. Segundo Elói Ferreira, sócio fundador e desenvolvedor de produtos da marca, “oferecemos uma alternativa leve e com identidade própria, que se conecta ao estilo de vida de quem busca mais equilíbrio no dia a dia”. 

Matheus de La Palma

A curitibana Bacco Destilados, em atividade desde 2017, é referência na fabricação de destilados 100% zero álcool. Seu mais recente lançamento, a marca Miden, atende expectativas de consumidores que buscam alternativas sofisticadas, com sabor marcante, mas livres dos efeitos do álcool. “Com a Miden, queremos mostrar que a nossa solução possibilita a experiência de apreciar um bom destilado, mas de forma saudável e inclusiva. Ideal para quem busca momentos de celebração e relaxamento sem as limitações que uma bebida alcoólica pode impor”, afirma José Henrique Tomasson, diretor e cofundador da Bacco Destilados.

O Miden Alternative Gin inclui ingredientes naturais como zimbro, cardamomo, alecrim e jabuticaba. A bebida oferece a complexidade dos destilados tradicionais, mas sem álcool, açúcar ou calorias. O produto acaba de conquistar medalha de bronze no World Drinks Awards 2025, em Londres, na categoria No & Low, reconhecimento que reforça sua qualidade e sabor sofisticado.

Já o Miden Italian Spritz, uma releitura sem álcool do clássico aperitivo italiano, feito a partir da hidrodestilação de casca de laranja, hibisco, uma mistura de ervas e adição de especiarias, pode ser consumido puro ou misturada com água tônica, espumante zero e outras opções. A bebida também foi premiada no ano anterior com bronze na mesma premiação, consolidando o posicionamento da marca no cenário internacional.