Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 02/12/2016

O Crystal surgiu em 1996, quando os shoppings já haviam confirmado preferência entre os curitibanos, fisgados pelas facilidades e atrativos oferecidos pelos pioneiros Novo Batel e Müeller. Mais um shopping na cidade? Não, a visão do grupo empreendedor – comandado por Anibal Tacla – dava um foco diferenciador à nova opção de consumo da cidade. Este se voltava a uma clientela sofisticada, classe A, acostumada “aos luxos” para se vestir e se cuidar. A fórmula deu certo, sustentada, sobretudo, pela merecida fama de público exigente, que ainda caracteriza os habitantes da capital paranaense. 

Nas idas e vindas do mercado, que sempre sofre interferências provocadas por flutuações no cenário sócio-econômico nacional, o Crystal passou, em 2010, ao comando da BR Malls, que administra empreendimentos similares em várias cidades brasileiras. Contudo, a essência do Crystal, como imã de um público sofisticado, não se perdeu totalmente e até ganhou um novo aliado quando o grupo Argo assumiu este ano a sua direção. Como esclarece o novo superintendente do shopping, Cássio Souza, a presença do Pátio Batel – localizado a poucas quadras do Crystal e direcionado a marcas de luxo nacionais e internacionais – serviu de motivação para buscar a estratégia adotada para diferenciar o centro de compras de seu concorrente direto. Estratégia esta baseada em oferecer serviços ao consumidor de gosto mais apurado – que define o perfil do morador do Batel e regiões próximas – que encontram em um mesmo espaço “tudo o que precisam no seu dia a dia.” Além de lojas selecionadas nos segmentos de roupas, acessórios, artigos de beleza, joalheria e perfumaria, existe agora a preocupação, por exemplo, de diversificar as opções em restaurantes e lanchonetes, “menos sanduíches e cardápios mais variados” . A ideia é atrair mais clientes com uma gama ampliada de produtos.

O novo conceito do Crystal, confirma Cláudia Osna Geber, gerente de marketing,  é que ele funcione como uma “cidade” onde é possível encontrar todos os serviços que os seus moradores necessitem: desde salão de beleza, salas de cinema de última geração, academia de ginástica aos mais básicos como sapataria, reforma de roupas, Lavacar, cuidados com os pets e compras rápidas Eis o motivo da recente inauguração de uma loja Americanas Express nas suas dependências – impensável décadas atrás.

Uma mudança significativa nas opções oferecidas pela nova administração do Crystal, sem que esta signifique, entretanto, uma ruptura com a sua história, que começou na década de 90, como um shopping destinado a um público sofisticado e exigente. 

Uma tradição que volta: sorteio de carros para comemorar com os clientes as festas de final de ano. Neste Natal, os presentes são dois  automóveis Citroën C4 Lounge Origine, que serão sorteados no dia 5 de janeiro de 2017.