por Nereide Michel em 08/12/2022
O nome remete a uma das estações mais coloridas e românticas do ano: a primavera. Na tradução para o alemão, Frühling batiza uma recém-inaugurada confeitaria curitibana, que nasceu sob a inspiração de suas congêneres germânicas. Nas opções locais, bolos e tortas, com variedade de preparo, incluindo as delícias desejadas em qualquer país, aquelas elaboradas com mais camadas e ingredientes servidas na boa companhia de blends especiais de café ou chás.

Almir Soares Jr
Porções generosas, texturas delicadas, cores e sabores caracterizam a confeitaria alemã. Uma das opções diferenciadas do menu da Frühling é o Bolo de Café, preparado com massa pão-de-ló de chocolate meio amargo, recheado com creme aerado de leite condensado cozido e café, com cobertura de chocolate cremoso saborizado com café. Floresta Negra, Morango com Chocolate e Bolo Indiano também estão entre as dicas irresistíveis. Na parte de salgados, sugestões incluem pão de queijo, palito três queijos e chipa. Novidades práticas – e bem-vindas pelos mais apressadinhos- são os bolos de formas congelados, que podem ser levados para casa, já fatiados, sem perder suas propriedades e sabor e os bolos de colher para serem saboreados no local de preferência.

Loja do Batel/ Foto Cristiano Albano
A curitibana Frühling chegou em dose dupla para os apreciadores das doçuras da vida, uma das lojas está no Batel e a outra no Jardim Schaffer. Pertencente ao grupo Doce D’ocê, com sede em Chopinzinho, a empresa está dando início ao seu projeto de expansão que prevê para 2023 mais duas franquias – a pioneira está no PB Shopping, em Pato Branco.

Loja do Jardim Schaffer/ Foto Cristiano Albano
Segundo a fundadora da marca, Noeli Alvez Bazanella, a proposta do empreendimento é buscar um diferencial baseado na exclusividade para ocupar uma posição de destaque no segmento de doceria e cafeteria. Para alcançar esta meta a Frühling vem trabalhando desde 2019 na adaptação do modelo para franquias e aposta agora no gosto refinado do curitibano para apresentar ao mercado o seu conceito de confeitaria fina.

Cristiano Albano
A identidade visual do empreendimento está alinhada às referências que nortearam as origens de uma “confeitaria fina alemã paranaense”. A essência primaveril pairou sobre todo o seu planejamento. “A comunicação é elegante, leve e alegre. As vitrines são fartas e coloridas. Os produtos delicados e super diversos entre si. Cada bolo tem uma característica única, ingredientes, sabores e texturas. A arquitetura é aconchegante e vibrante. As embalagens são elaboradas com as mais modernas matérias-primas, com componentes que chegam a ser 100% vegetais e biodegradáveis “, destaca Laura Scarpetta, coordenadora do projeto da Frühling.
A profissional também lembra que batizada com o nome de um dos ciclos que renovam a natureza, a confeitaria já traz no seu DNA a preocupação com a preservação do meio ambiente. A empresa adota medidas como tratamento de efluentes, separação e destino adequado de resíduos, até utilização de energias renováveis e ações com a comunidade local. Talheres e pratos resultam de tecnologia americana com utilização de 60% a 100% de bagaço vegetal na composição, o que os torna biodegradáveis. “Os produtos de papel, como copos, sacolas e caixas também possuem certificados e são recicláveis ou biodegradáveis. Prezamos por fornecedores locais, zelamos pela logística e eficiência energética, entre outras ações”, conclui Laura Scarpetta.

Carlos e Noeli Bazanella / Foto Cristiano Albano
O Grupo Doce D’ocê teve início em 1993, quando o casal Carlos e Noeli Bazanella começou a comercializar pizzas, salgados e bolos feitos em sua casa em Chopinzinho. Em pouco tempo o empreendimento se transformou na maior indústria de panificação ultracongelada do Paraná, conquistando mercado em seis estados brasileiros e gerando mais de 750 empregos. A empresa conta hoje com três marcas, Grupo Doce D’ocê para a corporação, Panutti com o mix completo para padaria e a Frühling, operação de varejo em modelo franquia.
ONDE ESTÃO
FRÜHLING CURITIBA
LOJAS
BATEL
Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 1286
Segunda a sábado das 10h às 20h.
Domingos e feriados, das 10h às 18h
JARDIM SCHAFFER
Rua Des. Hugo Simas, 2010
Segunda a sexta das 11h às 22h.
Domingos e feriados, das 13h às 21h.
