Linkultura

por Nereide Michel em 25/11/2021

A música que soa pelos estúdios e palcos curitibanos embala um inspirado roteiro de quem aposta no talento dos nossos artistas.

O ENVOLVENTE SOM DO SAX

Roberto Sion

Roberto Sion

O isolamento social intenso em 2020 e 2021 inspirou a criatividade dos músicos da Ensax, a única orquestra de saxofones do Brasil, que se reuniram para gravar o seu segundo EP independente com a participação de um dos principais artistas do país, o multi-instrumentista Roberto Sion. Batizado de AbraSion, tem todos os arranjos assinados pelo artista convidado e traz também a sua participação na faixa “Tarde em Itapuã”, para a qual foi produzido um clipe lançado, juntamente com o álbum, no dia 16 de novembro nas plataformas digitais.

A maior parte do EP foi gravada em Curitiba, cidade sede da orquestra, e o repertório inclui clássicos da música popular brasileira como Tarde em Itapuã, de Vinícius de Moraes e Toquinho; Rosa, de Pixinguinha, Canção da Partida, de Dorival  Caymmi ; Eu e a Brisa, de Johnny Alf ; e Todo sentimento, de Chico Buarque.“O processo foi muito bonito e intenso, o Sion trouxe um novo olhar para a Ensax. Apesar das dificuldades do isolamento social, conseguimos transformar a solidão em um catalisador de criatividade e inspiração para o novo álbum”, conta Paulo Campos, líder da orquestra.

Paulo Campos, Deco Luppi, Caetano Kraemer, Fran Bariviera, Paulo Silva, Antônio Sousa, Fred Lacerda, Bruno Wladeck, Glauco Menezes, Cinthia Oyama, que toca sax-barítono, Joana Ravaglio no sax-alto e Shirley Granato, que comanda a sessão rítmica, participam do novo álbum AbraSion.

Para ouvir o álbum completo da Ensax Orquestra, clique aqui

 

BLINDAGEM MUITO ESPECIAL

Conhecido pelas influências que vão de ACDC a Zé Ramalho, de Alceu Valença a Pink Floyd, o cantor Landau, autor do hit “Lata Velha”, presta homenagem à banda Blindagem, nascida curitibana em 1978.  A conexão do cantor com o grupo  começou na sua adolescência, quando ainda morava em Alfenas, sua terra natal, situada no sul de Minas Gerais. Na época, Landau fazia apresentações em repúblicas estudantis, quando um amigo lhe apresentou um vinil da banda e ele se apaixonou pelo trabalho do quarteto.

Ao saber que o primeiro álbum da banda estava completando 40 anos, desde a sua data de estreia, o artista resolveu marcar a data com a  produção de um  vídeo clipe especial “Blindagem”, que traz um pot-pourri unindo os cinco maiores sucessos do grupo: “Loba da Estepe” de autoria de Ivo Rodrigues e Helio Pimentel, “Oração de um Suicida” de Pedro Leminski e Paulo Leminski, “Cheiro do Mato”de Paulo Juk, Ivo Rodrigues e Marinho Jr, “Miragem” de  Ivo Rodrigues e Vera Lucia Rodrigues e “Dias Incertos” da Banda Blindagem.

Em formato “One Man Band” em que o cantor além de cantar, toca violão e percussão, a produção intitulada “LANDAU – Especial Blindagem”, conta com a colaboração de Paulo Senoni na gravação, mixagem e masterização, Gabba Producer na fotografia e Gustavo Frandoloso. Assista o clipe aqui.

Atualmente o cantor, junto com a atriz Gabi Roncatti, sua parceria da vida real, está em turnê pelo Brasil para a segunda temporada do “Rock + Humor”, espetáculo que entrelaça comédia stand-up e a irreverência do rock´n roll. Em fevereiro de 2022, a dupla se apresenta em Curitiba.

https://www.instagram.com/landauoficial/

https://www.youtube.com/c/LandauOficial

UMA VÊNUS CURITIBANA

Após explodir no cenário nacional conquistando o público jovem com um som autoral, com pitadas de reggae e pop rock, a banda paulista Onze:20 prepara o lançamento de seu quinto álbum, intitulado “Vênus”. Os músicos se reuniram durante seis dias no estúdio curitibano Whizz (@whizzbr), considerado o mais moderno da América Latina, para realizar este novo projeto do grupo. O lançamento chega com uma  identidade totalmente nova, marcando um recomeço pós-pandemia. Os trabalhos na capital paranaense foram coordenados por Deleo, responsável pelo estúdio, que faz parte do Grupo Intergalaxy, um dos principais conglomerados de tecnologia do Brasil, comandado pelo empresário Francisley Valdevino da Silva.

“Vênus é conhecido como o planeta mais brilhante da Via Láctea. A proposta da banda com esse novo projeto é trazer luz e esperança para um período tão conturbado enfrentado pela humanidade. A música é algo que ajudou muito as pessoas durante a pandemia, e temos certeza de que irá contribuir para unir todos novamente quando tudo isso passar”, comenta Deleo.

“Vênus” inclui 8 faixas, entre elas a música “Tranquilo e calmo”, um dos grandes destaques do álbum, que apresenta toda a nova sonoridade e versatilidade da banda. 

“Sempre quisemos arriscar e inovar dentro do que a gente faz”, explica o vocalista Vitin. “Resolvemos gravar aquilo que realmente estávamos com vontade. Juntamos tudo o que ouvimos na pandemia, tendo muita brasilidade toda de referência”, complementa o artista. “Todo mundo se sentiu tão obrigado a produzir na pandemia, a estar na internet, e nós quisemos desconectar um pouco de tudo isso. Focamos somente em fazer o nosso som, e o resultado é o trabalho mais diferente que já fizemos”, conta o baixista Marlos Vinícius.

PODER FEMININO

Rafaela Scremin

Num clima envolvente e dançante, Dona da Festa é o primeiro single autoral da artista paranaense Any Soarez, que vai estar agitando em todas as plataformas digitais a partir de 3 de dezembro. Em seguida, no dia 5, o clipe da gravação estará disponível no YouTube. A inspiração veio da superação de mulheres que saíram de um relacionamento abusivo.

Foi durante a pandemia da Covid-19 que a artista Any Soarez redescobriu seu talento como cantora. A história começou em maio, quando seu pai, Luiz Cezar Soares, compôs uma música, a primeira em sua vida. “Sempre elogiaram a voz da Any, mas a chegada à vida adulta acabou interrompendo o sonho dela de ser cantora. Então escrevi essa música, inspirado na vida dela, para que ela pudesse retomar esse foco”, explica Luiz.  Ao todo, foram cinco meses trabalhando no single Dona da Festa e no clipe. A partir de janeiro de 2022, a artista lançará uma música por mês, até o fim do ano. As canções farão parte do álbum Seu Poder, com composições do LC Soares, Any e seu produtor musical Dyan Lohan. 

Nascida em Irati, no Paraná, Any Soarez mora em Curitiba há dez anos. Jornalista por formação, já trabalhou como repórter e assessora de imprensa. Desde criança participa de festivais de música e, agora, aos 26 anos, começa sua carreira como cantora e compositora. 

+ INFOS

@anysoarez